
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Plácido, Helena Musetti Bighetti Sanches | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96302 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96302 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que afeta 18% da população brasileira a partir dos 6 anos de idade e se manifesta por comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O tratamento multifatorial do TDAH, estabelecido pelo DSM-5, depende da participação integrada de familiares, educadores e profissionais da saúde. Além disso, recomenda se a complementação de atividades que promovam a auto afetividade, a autoestima, o controle emocional, a capacidade de concentração e a manutenção da motivação. Um dos impasses que englobam o recente campo de estudo do TDAH é o estigma consequente da desinformação da comunidade, que resulta em prejuízos sociais, profissionais e psicológicos de pessoas com o transtorno. Neste sentido, a psicoeducação é um instrumento de acolhimento, autoconhecimento e de combate aos estigmas que se mostra relevante para a efetiva promoção da saúde de pessoas com TDAH. Ainda, poucos produtos têm considerado a perspectiva da população TDAH, indicando a necessidade de mais iniciativas direcionadas a este público. As histórias em quadrinhos (HQs) são artes sequenciais que combinam as linguagens visual e escrita para transmitir significado de forma comunicativa e dependente da experiência sociocultural do leitor, desta forma, unidas à psicoeducação as HQs podem atuar como ferramenta educacional e de saúde. Objetivamos a produção de uma coletânea de HQs com a temática do TDAH como instrumento de potencial aplicação na psicoeducação de pessoas com o transtorno. Baseadas em vivências pessoais da autora, as histórias também foram fundamentadas por três bibliografias previamente selecionadas ("Guia para Compreensão e Manejo do TDAH da World Federation of ADHD", "TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade" e 5a Edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Para a elaboração das artes gráficas, o trabalho contou com a participação de seis artistas convidados. Foram roteirizadas e desenhadas oito histórias em quadrinhos, além de seis materiais textuais complementares baseados na revisão bibliográfica, os quais foram analisados e discutidos quanto à relevância do contexto proposto. Unindo a riqueza de elementos interpretativos das HQs à representação de vivências e informações sobre o TDAH, "Tempo de Acolher Histórias" preenche algumas das lacunas observadas no campo do TDAH e, ao direcionar-se ao público com o transtorno e possibilitar a representatividade e o desenvolvimento de conhecimento significativo, a coletânea tem potencial para ser aplicada à psicoeducação de pessoas com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
| Título: dc.title | Histórias em quadrinhos como instrumento de psicoeducação no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: