Quais os sentidos atribuídos ao corpo no discurso de docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Michelle Bocchi, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Gabrielle Venancio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96301-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem como principal objetivo compreender os sentidos atribuídos ao corpo, junto aos docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná. No qual, segundo a Educação Performativa, o corpo é a centralidade do processo de aprendizagem, o corpo que se faz presente, que se constroi e reconstroi, da voz e ação aos seus discursos e expressões tanto de ações físicas, mas como também de conjunto de emoções, de histórias culturais e sociais que são vivenciadas por estes corpos ao longo de sua jornada. Quanto ao percurso metodológico, primeiramente foi realizado uma pesquisa de como esse corpo foi considerado ao longo da história, onde se fez necessário buscar informações sobre as concepções de corpo em cada período, desde a Grécia Antiga até a Contemporaneidade, e após foi realizado análises em documentos oficiais, BNCC, dissertações e finalizando com entrevistas semiestruturadas com professores três da área, com intuito de comparar e discutir suas experiências e vivências trabalhando o corpo em sala de aula, antes e após a pandemia do Covid-19. De maneira com que foi possível ressaltar, a importância de não silenciar estes corpos, pois é através destes que os alunos expressam suas emoções, sentimentos, vivências, e são corpos carregam com eles histórias, por isso é preciso o reconhecimento do corpo para desenvolvimento dos adolescentes-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleQuais os sentidos atribuídos ao corpo no discurso de docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.