Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Gabrielle Venancio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96301 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96301 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem como principal objetivo compreender os sentidos atribuídos ao corpo, junto aos docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná. No qual, segundo a Educação Performativa, o corpo é a centralidade do processo de aprendizagem, o corpo que se faz presente, que se constroi e reconstroi, da voz e ação aos seus discursos e expressões tanto de ações físicas, mas como também de conjunto de emoções, de histórias culturais e sociais que são vivenciadas por estes corpos ao longo de sua jornada. Quanto ao percurso metodológico, primeiramente foi realizado uma pesquisa de como esse corpo foi considerado ao longo da história, onde se fez necessário buscar informações sobre as concepções de corpo em cada período, desde a Grécia Antiga até a Contemporaneidade, e após foi realizado análises em documentos oficiais, BNCC, dissertações e finalizando com entrevistas semiestruturadas com professores três da área, com intuito de comparar e discutir suas experiências e vivências trabalhando o corpo em sala de aula, antes e após a pandemia do Covid-19. De maneira com que foi possível ressaltar, a importância de não silenciar estes corpos, pois é através destes que os alunos expressam suas emoções, sentimentos, vivências, e são corpos carregam com eles histórias, por isso é preciso o reconhecimento do corpo para desenvolvimento dos adolescentes | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Quais os sentidos atribuídos ao corpo no discurso de docentes de Ciências e Biologia do estado do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: