
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Ehlert, Juliana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96291 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96291 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Historicamente, pessoas com deficiências (PcD) foram sistematicamente excluídas da sociedade e, por consequência, privadas de direitos básicos como o acesso à educação. Nos dias atuais, as escolas brasileiras seguem o Plano Nacional de Educação (PNE) promulgado em 2014, que prevê através da Meta 4 a universalização do acesso à educação básica e ao Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial até 2024. O principal objetivo deste estudo é investigar o cenário atual da educação inclusiva no Brasil, através da análise de dados coletados em documentos oficiais e literatura especializada sobre práticas pedagógicas para o ensino de ciências e biologia. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura em base de dados online seguindo o protocolo elaborado para esse estudo. No total, foram reunidos 33 artigos sobre o tema, dos quais 16 foram lidos na íntegra e analisados quantitativa e qualitativamente. Das metodologias analisadas, 56,25% foram propostas para atender deficientes visuais, 12,5% para deficientes auditivos, deficientes intelectuais e indivíduos com Transtorno Global de Desenvolvimento (TEA), respectivamente e 6,25% para múltiplas condições. A partir do levantamento realizado, podemos observar a crescente publicação de artigos relacionados com a Educação Especial e o ensino inclusivo de Ciências/Biologia nos últimos anos, entretanto, ainda se faz necessária uma maior participação do Estado na promoção de cursos de formação continuada de professores e recursos para a aplicação de práticas pedagógicas capazes de garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa biológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
| Título: dc.title | Da lei à sala de aula : uma análise de documentos oficiais e revisão sistemática da literatura sobre a educação inclusiva no ensino de ciências e biologia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: