Da lei à sala de aula : uma análise de documentos oficiais e revisão sistemática da literatura sobre a educação inclusiva no ensino de ciências e biologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSallai, Claudia Maria, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorEhlert, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96291-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Historicamente, pessoas com deficiências (PcD) foram sistematicamente excluídas da sociedade e, por consequência, privadas de direitos básicos como o acesso à educação. Nos dias atuais, as escolas brasileiras seguem o Plano Nacional de Educação (PNE) promulgado em 2014, que prevê através da Meta 4 a universalização do acesso à educação básica e ao Atendimento Educacional Especializado para a Educação Especial até 2024. O principal objetivo deste estudo é investigar o cenário atual da educação inclusiva no Brasil, através da análise de dados coletados em documentos oficiais e literatura especializada sobre práticas pedagógicas para o ensino de ciências e biologia. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura em base de dados online seguindo o protocolo elaborado para esse estudo. No total, foram reunidos 33 artigos sobre o tema, dos quais 16 foram lidos na íntegra e analisados quantitativa e qualitativamente. Das metodologias analisadas, 56,25% foram propostas para atender deficientes visuais, 12,5% para deficientes auditivos, deficientes intelectuais e indivíduos com Transtorno Global de Desenvolvimento (TEA), respectivamente e 6,25% para múltiplas condições. A partir do levantamento realizado, podemos observar a crescente publicação de artigos relacionados com a Educação Especial e o ensino inclusivo de Ciências/Biologia nos últimos anos, entretanto, ainda se faz necessária uma maior participação do Estado na promoção de cursos de formação continuada de professores e recursos para a aplicação de práticas pedagógicas capazes de garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa biológica-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleDa lei à sala de aula : uma análise de documentos oficiais e revisão sistemática da literatura sobre a educação inclusiva no ensino de ciências e biologia-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.