
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcondes, Fellip Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96258 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96258 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Claudia Maria Sallai Tanhoffer | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A educação na rede de ensino básico apresenta diversas características de um ensino tradicionalista, que coloca o professor como o detentor de todo o conhecimento e o aluno como o indivíduo passivo, que apenas "absorve" o conhecimento, como se o tivesse compreendido. O uso de metodologias ativas em sala de aula não é algo novo nas práticas pedagógicas, porém, veio para quebrar o ciclo mecanicista da forma de ensino, tornando os alunos protagonistas da construção de seu próprio conhecimento. Além das metodologias ativas, diferentes recursos didáticos podem ser utilizados em sala de aula, como filmes, documentários, animações, dentre outras recursos, que podem facilitar a compreensão de conteúdos complexos, além de tornar as aulas mais atrativas. Com isso, o uso do anime Hataraku saibou, pode servir como elemento atrativo e instigador no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de fisiologia. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática utilizando o anime e o mangá Hataraku saibou, associados a metodologias de sala de aula invertida e rotação por estações, para alunos do 8º ano do ensino fundamental e/ou 2º série do ensino médio, articulados em quatro aulas sobre o sistema circulatório, sistema imunológico, doenças associadas e integração dos sistemas. Antes da aplicação da proposta, deve-se aplicar uma avaliação diagnóstica para compreender o conhecimento prévio dos alunos sobre os assuntos antes de iniciar a aula. Após o questionário, os alunos devem assistir os episódios indicados, em casa, que estão relacionados com os temas que serão trabalhados em sala de aula. Na sala de aula, os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo ficará responsável por trabalhar temas selecionados pelo professor sobre o assunto relacionado a um tema gerador, para que na última aula, todos os alunos apresentem seus resultados e compartilhem informações com seus colegas. O intuito desta proposta é estimular o trabalho em grupo, além de usar recursos pouco convencionais em sala de aula, como animes e mangás, que são o tipo de conteúdo que os jovens mais têm acesso atualmente, tornando seu processo de ensino e aprendizagem mais significativo e lúdico, além de ser mais proveitoso por ser algo do cotidiano dos estudantes | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Animação (Cinematografia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fisiologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção audiovisual | - |
| Título: dc.title | Uso do anime e do mangá Hataraku Saibou (Cells at Work!) como ferramenta de ensino de sistema circulatório e imunológico no ensino básico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: