Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Spredemann, Carolaine Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96255 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96255 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Michelle Bocchi Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A reforma do ensino médio está acompanhada da BNCC – Base Nacional Curricular Comum que concede aspectos nas áreas de conhecimento na formação técnica e profissional. A reforma do Ensino Médio possui micropolíticas que buscam integrar as propensões do capital, pois considera a formação escolar uma possibilidade de estruturar indivíduos produtivos e econômicos. O objetivo deste trabalho é compreender o discurso de docentes de Biologia do Estado do Paraná acerca da implementação do novo ensino médio e o retorno para a sala de aula após a pandemia de Covid-19; desvelar nos discursos dos docentes entrevistados, se com a entrega do plano de aula e slides por parte da SEED, houve alteração na autonomia do docente em sala de aula. O presente estudo possui enfoque qualitativo, sendo essencial que o docente de Ciências biológicas tenha um histórico de atuação na docência abordando o período anterior a pandemia de Covid-19, durante a pandemia e após a mesma juntamente com a implementação do novo ensino médio. Os participantes receberam e assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e depois os mesmos responderam, através do aplicativo WhatsApp às entrevistas semiestruturadas. Por fim, foi possível compreender que o Novo Ensino Médio, foi implementado sem que os profissionais da educação fossem adequadamente consultados, ignorando conteúdos básicos, para ir a busca de um currículo que supra as expectativas do desenvolvimento econômico do país. O novo ensino médio, ignorou as necessidades pedagógicas dos educandos e educadores, não dando assistência para que esses profissionais pudessem atuar de maneira digna, e para os docentes e discentes o novo ensino médio não considerou a necessidade de uma infraestrutura adequada para abordar de uma melhor maneira o mesmo | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Corpo docente | - |
Título: dc.title | Um diálogo com os docentes de biologia acerca da inserção do novo ensino médio no currículo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: