Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Bruna de Aquino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96224 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96224 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profª Drª Lídia da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem o objetivo de propor e analisar um plano de aula para professores de alunos surdos elaborado com base nos três momentos pedagógicos. Para tanto, toma-se "geração de energia elétrica e poluição" e o ensino de ciência para surdos como norteadores da elaboração do material pedagógico que destina-se à professores e alunos do ensino médio. A partir disso, baseando-se em Delizoicov (1982), Muenchen e Delizoicov (2012), Spudeit (2014), Fernandes e Moreira (2014), Bursztyn (2018) e outros, discute e analisa os dados gerados. Metodologicamente, o estudo é qualitativo e descritivo e por meio das categorias analíticas discorre sobre a relação do conteúdo com a realidade do estudante; a diversificação de atividades visuais; e a oferta de situações desencadeadoras de reflexão identificadas no plano de aula. Os resultados apontam que o plano de aula poderá munir o educador para oferecer aulas enriquecedoras e que contêm recursos necessários para assegurar o aprendizado do tópico por estudantes surdos. Com base nesses resultados, conclui se que a educação para surdos deve ser amplamente pautada em elementos visuais, metodologias ativas e na sua primeira língua - a Libras | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência auditiva | - |
Título: dc.title | Geração de energia elétrica e poluição : proposta e análise de Um plano de aula para professores de alunos surdos Elaborado com base nos três momentos pedagógicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: