Geração de energia elétrica e poluição : proposta e análise de Um plano de aula para professores de alunos surdos Elaborado com base nos três momentos pedagógicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lídia da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Bruna de Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:51:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:51:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96224-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96224-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª Drª Lídia da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem o objetivo de propor e analisar um plano de aula para professores de alunos surdos elaborado com base nos três momentos pedagógicos. Para tanto, toma-se "geração de energia elétrica e poluição" e o ensino de ciência para surdos como norteadores da elaboração do material pedagógico que destina-se à professores e alunos do ensino médio. A partir disso, baseando-se em Delizoicov (1982), Muenchen e Delizoicov (2012), Spudeit (2014), Fernandes e Moreira (2014), Bursztyn (2018) e outros, discute e analisa os dados gerados. Metodologicamente, o estudo é qualitativo e descritivo e por meio das categorias analíticas discorre sobre a relação do conteúdo com a realidade do estudante; a diversificação de atividades visuais; e a oferta de situações desencadeadoras de reflexão identificadas no plano de aula. Os resultados apontam que o plano de aula poderá munir o educador para oferecer aulas enriquecedoras e que contêm recursos necessários para assegurar o aprendizado do tópico por estudantes surdos. Com base nesses resultados, conclui se que a educação para surdos deve ser amplamente pautada em elementos visuais, metodologias ativas e na sua primeira língua - a Libras-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência auditiva-
Título: dc.titleGeração de energia elétrica e poluição : proposta e análise de Um plano de aula para professores de alunos surdos Elaborado com base nos três momentos pedagógicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.