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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Cristina Frutuoso, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Bianca de Olischevis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96223 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Cristina Frutuoso Teixeira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O ensino de Ciências ainda é pautado em um caráter exclusivamente conteudista, baseando-se em concepções pouco estimuladoras e nada significativas para um ensino-aprendizagem que vise uma formação crítica e reflexiva dos estudantes. Essa problemática piora quando se trata do saneamento básico, uma vez que este é ainda bastante reduzido e não contempla o sistema em todas as suas vertentes, resultando em uma aprendizagem falha. Quando trabalham esse conteúdo, na maioria das vezes, os docentes fazem uso único e exclusivamente do livro didático, que, por não possuírem conhecimentos necessários para avaliar as informações presentes neste recurso, o fazem de modo equivocado. O saneamento básico no Brasil é um serviço essencial e um direito social previsto na Constituição Federal. Sua precarização e/ou deficiência repercute na saúde pública, na qualidade ambiental e na qualidade de vida da população. Devido à falta de informações sobre as responsabilidades e incumbências do sistema, a população deixa de cobrar e fiscalizar os serviços que lhe são direito. Nesse sentido, o saneamento básico pode ser articulado à Educação Ambiental, em sua vertente crítica, pois considera que a problemática socioambiental deve ser entendida com base na realidade concreta, intrínseca às transformações socioambientais. Neste contexto, a presente pesquisa buscou entender aspectos relacionados ao saneamento básico e a Educação Ambiental nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Observou-se uma insuficiência de aprofundamento sobre os serviços contemplados no saneamento que acaba acarretando em uma visão distorcida sobre o tema e fragiliza o entendimento sobre a realidade da população brasileira nos seus mais diferentes aspectos. Sendo assim, a Educação Ambiental torna-se um instrumento fundamental para atenuar as desigualdades que emergem desse cenário por meio de uma aprendizagem significativa, que possibilita a ressignificação do homem com a natureza | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saneamento - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Livros didaticos | - |
Título: dc.title | Educação ambiental e saneamento básico : uma análise nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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