
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Aline Chrystie Soares de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96221 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96221 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profª. Drª. Flavia Sant’Anna Rios | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A partir de pesquisas internacionais e nacionais em educação, é possível notar que o Brasil enfrenta uma série de desafios no ensino de Ciências, culminando em falhas no processo de alfabetização científica. Se por um lado existe uma grande procura por temas científicos entre os jovens, por outro, há um distanciamento entre sociedade e cultura científica, o que acaba por restringir o contato entre os estudantes e a ciência, resultando em dificuldades no aprendizado. Além disso, as limitações dos livros didáticos geram inúmeras críticas quanto ao seu uso exclusivo no planejamento de aulas e atividades. Embora exista muito conteúdo fora dos livros didáticos, a sobrecarga dos profissionais da educação no país desestimula o esforço extra em buscá-los em meio a tantas fontes de informação, nem sempre confiáveis. Desse modo, o presente trabalho objetiva proporcionar a docentes e discentes uma fonte segura de informações científicas, por meio de textos de divulgação científica (TDC) selecionados e organizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de contribuir para o processo de alfabetização científica de jovens estudantes do Ensino Médio brasileiro. Foram selecionados 95 TDC presentes na Revista Pesquisa FAPESP, publicados a partir do ano de 2020 até maio de 2023, por meio de uma análise qualitativa descritiva do conteúdo neles apresentado. Desde 1999, a Pesquisa FAPESP é a única revista jornalística especializada em cobrir periodicamente a produção científica e tecnológica nacional e disponibilizar os conteúdos em português e de forma totalmente gratuita. Os textos foram reunidos, categorizados e disponibilizados no site do Grupo Ciência Interativa da Universidade Federal do Paraná. Duas categorias foram criadas: habilidades da BNCC, com 16 habilidades que formaram 16 grupos de TDC; e Conteúdos Científicos, com 6 grupos classificados de acordo com áreas do conhecimento das Ciências Biológicas. A fim de obter um panorama da experiência de navegação nas páginas do site e da adequabilidade dos TDC no ensino, um questionário online com 10 perguntas foi aplicado a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas. Os resultados mostram que professores que navegaram pelas páginas apresentaram grande motivação para utilizar TDC tanto em estudos pessoais e no planejamento de suas aulas, quanto em sala de aula com os estudantes, o que pode indicar que os docentes reconhecem a eficiência da utilização de TDC no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando certa preferência por esse recurso em relação a materiais tradicionais, que não se destinam à divulgação da ciência | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo cientifico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Título: dc.title | Textos de divulgação científica como recursos para o ensino de biologia nos termos dabasenacional comum curricular | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: