Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Alessandra Mikich de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96220 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho pedagógico dentro dos colégios brasileiros atualmente segue sendo realizado com um forte apoio dos livros didáticos (LDs) selecionados por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que mostra a importância desse material didático para a formação e prática docente. O Ensino Médio, recentemente, foi sujeito a uma ampla reforma que terá impactos duradouros na educação brasileira e, consequentemente, nos livros didáticos. O Ensino Médio também é a etapa da Educação Básica em que a temática da Ecologia é mais estudada e está mais presente nos livros didáticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender a abordagem dos conteúdos de Ecologia dos livros didáticos de antes e depois do Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foram analisadas as coleções BIO (LD1) e Ciência da Natureza (LD2) de Lopes e Rosso aprovadas pelo PNLD dos anos 2018 e 2021, respectivamente. Os livros didáticos foram escolhidos em função de apresentarem a mesma autoria, terem sido publicados por duas das maiores editoras do país e estarem integralmente disponíveis online. As análises foram realizadas conforme a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), na qual foram identificadas as unidades de registro, unidades de contexto, palavras-chave e as observações acerca das unidades de contexto. Para fins comparativos, os conteúdos ecológicos foram agrupados em quatro categorias: Ecossistemas, Populações e Comunidades, Fluxo de energia e Ciclo da matéria e Problemas Ambientais. A partir disso, verificou-se uma supressão dos conteúdos de ecossistemas e populações e comunidades no LD2. De forma geral, ambos os LDs apresentam diversas estratégias que facilitam a aprendizagem dos conteúdos ecológicos, como o uso de experimentos e atividades práticas, analogias, imagens, fotografias, mapas, diagramas, tabelas e gráficos, leituras e informações complementares, entre outros. Em conclusão. Por fim, resta dizer que há necessidade há necessidade de conhecer mais os discursos dos professores de biologia sobre a transição e estes vem contornando as limitações e dificuldades impostas com relação ao limite de carga horária dedicada a temática da ecologia e às alterações nos livros didáticos | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Título: dc.title | A ecologia antes e depois do "Novo Ensino Médio": uma análise de conteúdo de livros didáticos de biologia de 2018 e 2021 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: