
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Comunicação e Tecnologias na Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Maria de Fátima Mazanek | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96189 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96189 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Comunicação e Tecnologias na Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Essa monografia analisa a relação entre a Internet e a democracia-cidadania. A pesquisa foi realizada com cento e quarenta e um usuários da Internet dos Faróis do Saber, onde a Prefeitura Municipal de Curitiba implantou, em fins do primeiro semestre do ano passado, a primeira rede pública brasileira de acesso à Internet, permitindo o acesso gratuito a todos os membros da comunidade. São quarenta e cinco faróis no total, vinte e três deles interligados à rede mundial de computadores, dentre os quais selecionamos quatorze para serem observados. Fazendo parte do projeto "Digitando o Futuro", esperava-se que essa nova tecnologia se tornasse um canal, através do qual as pessoas exercitassem seus direitos de cidadãos, mas o estudo constatou que a maioria dos usuários utiliza a Internet para navegações sem importância, desconsiderando o quanto pode ser obtido por seu intermédio | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Título: dc.title | O uso da internet nos Faróis do Saber : tecnologia e cidadania | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: