Estudos de recepção : mensagens publicitárias em crianças com Sindrome de Down

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Autor(es): dc.contributorQuadros Junior, Itanel Bastos de, 1936--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorBacelar, Fernanda Krieger-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96149-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Itanel Bastos Quadros Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Cências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui resumo e glossário-
Descrição: dc.descriptionResumo: O portador de deficiência mental é descrito, segundo definição científica, como o indivíduo que possui um funcionamento intelectual significativamente inferior à média da população. Partindo-se do pressuposto de que portadores da Síndrome de Down possuem um déficit em sua capacidade cognitiva, e que esta deficiência é capaz de influenciar a aquisição de certas habilidades físicas e intelectuais, o presente trabalho procura verificar se, mesmo com este inerente déficit psicológico, essas pessoas são capazes de perceber a publicidade, diferenciando produtos e marcas e gerando demanda de mercado. Para que fosse possível obter comprovações empíricas acerca da problemática proposta, optou-se pela utilização de abordagens qualitativas nas pesquisas realizadas, bem como o método de análise interpretativo, sugerido pelos estudos desenvolvidos na Teoria da Recepção. Analogamente a pesquisa realizada com crianças portadoras da Síndrome de Down, também foram avaliados grupos de crianças sem a Síndrome, a título de obter dados comparativos acerca do comportamento manifestado em ambos os grupos. A partir do desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que crianças portadoras da Síndrome de Down conseguem captar e assimilar a mensagem publicitária, porém, há uma defasagem quanto à lembrança de marcas, slogans e detalhes contidos no enredo do anúncio-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectDown, Síndrome de-
Título: dc.titleEstudos de recepção : mensagens publicitárias em crianças com Sindrome de Down-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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