Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quadros Junior, Itanel Bastos de, 1936- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.creator | Bacelar, Fernanda Krieger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96149 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Itanel Bastos Quadros Junior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Cências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Inclui resumo e glossário | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O portador de deficiência mental é descrito, segundo definição científica, como o indivíduo que possui um funcionamento intelectual significativamente inferior à média da população. Partindo-se do pressuposto de que portadores da Síndrome de Down possuem um déficit em sua capacidade cognitiva, e que esta deficiência é capaz de influenciar a aquisição de certas habilidades físicas e intelectuais, o presente trabalho procura verificar se, mesmo com este inerente déficit psicológico, essas pessoas são capazes de perceber a publicidade, diferenciando produtos e marcas e gerando demanda de mercado. Para que fosse possível obter comprovações empíricas acerca da problemática proposta, optou-se pela utilização de abordagens qualitativas nas pesquisas realizadas, bem como o método de análise interpretativo, sugerido pelos estudos desenvolvidos na Teoria da Recepção. Analogamente a pesquisa realizada com crianças portadoras da Síndrome de Down, também foram avaliados grupos de crianças sem a Síndrome, a título de obter dados comparativos acerca do comportamento manifestado em ambos os grupos. A partir do desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que crianças portadoras da Síndrome de Down conseguem captar e assimilar a mensagem publicitária, porém, há uma defasagem quanto à lembrança de marcas, slogans e detalhes contidos no enredo do anúncio | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Down, Síndrome de | - |
Título: dc.title | Estudos de recepção : mensagens publicitárias em crianças com Sindrome de Down | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: