Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Joice Maria da, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Waltrick, Ana Paula Farias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:54:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:54:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96122 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Joice Maria da Cunha | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A fase da adolescência é marcada por uma série de mudanças e transformações no organismo e no comportamento dos indivíduos. É nesta fase que os comportamentos de risco se tornam frequentes e, devido a uma imaturidade encefálica, visto que o sistema nervoso central do adolescente ainda está em desenvolvimento, comportamentos de tomada de decisão e impulsividade são muito instáveis nesta fase da vida. Devido a uma série de fatores biopsicossociais, a adolescência também é a fase da vida em que os primeiros contatos com drogas lícitas ou ilícitas ocorre, sendo que o álcool é uma das principais drogas consumidas. O uso e abuso do álcool tem sérias consequências a nível individual (como na saúde do indivíduo, afetando diferentes órgãos e podendo levar à morte), e em nível social, comprometendo a saúde coletiva, a economia e a organização social per se. Por ser uma droga lícita e de fácil acesso, o uso do álcool é tolerado e muitas vezes incentivado, e há pouca consciência dos problemas gerados a partir destes comportamentos. Muitos estudos mostram que é a partir da informação de qualidade que adolescentes decidem por evitar o consumo de álcool e outras drogas e, ao analisar parâmetros curriculares e materiais disponíveis no espaço escolar, é possível perceber um grande déficit de abordagem deste tema nas escolas e no ensino de biologia. A partir desta falta de recursos organizados para abordagem do uso e abuso de álcool, o objetivo deste trabalho foi a proposição de uma sequência didática embasada em princípios da pedagogia freireana de educação dialógica e da abordagem de ciência-tecnologia-sociedade. Para tanto, foram propostas seis aulas com diferentes recursos didáticos e estratégias a fim de tornar o(a) aluno(a) protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Na primeira aula, a proposta é prestar atenção no contexto e vivência dos educandos, a partir da compreensão de logos de diferentes marcas incluindo bebidas alcoólicas e da análise de mitos e fatos acerca do uso e abuso do álcool. As propostas das aulas 2 e 3 consistiram em aulas expositivas e dialogadas e atividades que abordem os efeitos do uso e abuso do álcool no organismo no geral e no encéfalo. Já na aula 4, a proposta foi a montagem de um experimento em que a turma possa observar e analisar os efeitos do álcool sobre o fígado, com a preparação de um relatório como atividade avaliativa. Em seguida, na aula 5, foi proposto um jogo de simulação de possibilidades, em que será realizado o sorteio de diferentes fatores (individuais, ambientais e diferentes bebidas alcoólicas) e, a partir das composição das situações, os alunos poderão analisar os efeitos das bebidas nos sujeitos e seus respectivos contextos sorteados. Por fim, na aula 6, a proposta foi uma aula em formato de sala de aula invertida, em que os alunos devem pesquisar e estudar em casa diferentes soluções para os diversos problemas causados pelo uso e abuso do álcool (em âmbito de saúde individual e coletiva, interferências na economia e na sociedade, por exemplo). A partir da construção conjunta de conhecimentos, é possível formar cidadãos conscientes e críticos, que saibam utilizar a ciência para tomar decisões e resolver problemas, a fim de solucionar questões importantes como a do uso e abuso do álcool | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álcool | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Uma proposta de sequência didática com abordagem CTS como ferramenta didática para prevenção ao abuso de álcool por alunos de ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: