Representações de sexualidade, corpo e gênero nas narrativas seriadas Gilmore Girls e Stranger Things : uma análise discursiva

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Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Barbosa, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorCastilho, Ana Clara Sanfelice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96121-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Patrícia Barbosa Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A partir do notável crescimento do consumo de produtos midiáticos em canais de streaming, é de suma importância na formação docente, a presença de um olhar crítico frente ao que os produtos midiáticos estão exibindo. Desde 2019 constata-se um aumento no número de adolescentes que assistem a narrativas seriadas; sabendo do poder das mídias em influenciar nos sentidos construídos pelos seus telespectadores, é relevante atentar-se ao modo como elas estão retratando as temáticas de Sexualidade, Corpo e Gênero, uma vez que esses são fatores significativos na fase da vida em que grande parte de jovens em idade escolar se encontram: a adolescência. Desse modo, no intuito de entender como os elementos midiáticos são potencializadores de discussões acerca das temáticas mencionadas, foram escolhidas duas narrativas seriadas, Gilmore Girls (lançada em 2000) e Stranger Things (lançada em 2016) para serem analisadas diacronicamente a partir da ótica da Análise de Discurso (AD). Nas análises, percebeu-se uma melhora na representatividade da comunidade LGBTQIA+, tema invisibilizado em Gilmore Girls e explicitado em Stranger Things, embora ainda seja uma representação pequena; também notou-se melhora na representatividade racial ao longo do tempo, mas, ainda é necessário mais esforços por parte das mídias nesse sentido; em ambas as séries, predominou-se a presença de corpos brancos e magros, indicando um discurso dominante sobre padrão de beleza; ambas as narrativas têm mulheres como personagens centrais, assinalando uma possibilidade de ressignificação do papel da mulher nas mídias e na sociedade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMídias-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleRepresentações de sexualidade, corpo e gênero nas narrativas seriadas Gilmore Girls e Stranger Things : uma análise discursiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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