Revisão sistemática sobre o uso de filmes e animações nas aulas de imunologia da educação básica

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Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSouza, Alessandra Conti Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:48:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:48:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96120-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O uso de produções cinematográficas na educação é um recurso que, quando utilizado da maneira correta, possibilita a interdisciplinaridade, a contextualização do conteúdo, o ensino investigativo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Sabendo disso, esse estudo analisa como os artigos de pesquisa envolvendo produções cinematográficas e televisivas tem se pronunciado em relação a um tema de difícil compreensão pelos alunos: a imunologia. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, seguindo o proposto por Kitchenham e Charters (2007) e Demerval, Coelho e Bittencourt (2020), nas bases de dados periódicos CAPES, Scielo, Atas dos ENPEC’s, BDTD e Scholar Google. A busca foi realizada em português, com estudos limitados aos anos de 2013 a 2023. Ao todo foram incluídos cinco artigos que debatem o uso de quatro diferentes materiais audiovisuais, apontando como principais vantagens desse recurso o maior interesse dos estudantes, maior protagonismo do aluno, aulas mais dinâmicas e melhor compreensão de conceitos. Conclui-se que filmes são ferramentas multifuncionais que apresentam resultados educacionais positivos. Ainda existe uma vasta diversidade de produções cinematográficas que podem ser estudadas visando o uso na educação básic-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectImunologia-
Palavras-chave: dc.subjectRevisões sistemáticas (Pesquisa médica)-
Título: dc.titleRevisão sistemática sobre o uso de filmes e animações nas aulas de imunologia da educação básica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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