
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Alessandra Conti Gomes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96120 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96120 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O uso de produções cinematográficas na educação é um recurso que, quando utilizado da maneira correta, possibilita a interdisciplinaridade, a contextualização do conteúdo, o ensino investigativo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Sabendo disso, esse estudo analisa como os artigos de pesquisa envolvendo produções cinematográficas e televisivas tem se pronunciado em relação a um tema de difícil compreensão pelos alunos: a imunologia. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, seguindo o proposto por Kitchenham e Charters (2007) e Demerval, Coelho e Bittencourt (2020), nas bases de dados periódicos CAPES, Scielo, Atas dos ENPEC’s, BDTD e Scholar Google. A busca foi realizada em português, com estudos limitados aos anos de 2013 a 2023. Ao todo foram incluídos cinco artigos que debatem o uso de quatro diferentes materiais audiovisuais, apontando como principais vantagens desse recurso o maior interesse dos estudantes, maior protagonismo do aluno, aulas mais dinâmicas e melhor compreensão de conceitos. Conclui-se que filmes são ferramentas multifuncionais que apresentam resultados educacionais positivos. Ainda existe uma vasta diversidade de produções cinematográficas que podem ser estudadas visando o uso na educação básic | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imunologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisões sistemáticas (Pesquisa médica) | - |
| Título: dc.title | Revisão sistemática sobre o uso de filmes e animações nas aulas de imunologia da educação básica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: