Análise crítica da presença e importância da educação ambiental na BNCC no ensino médio

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Autor(es): dc.contributorGouveia, Andréa Barbosa, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Pedro Henrique de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96109-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Andréa Barbosa Gouveia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho científico analisa como a educação ambiental está inserida nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Para que essa busca em determinar o lugar da EA no ambiente escolar formal fosse desenvolvida, utilizou-se fontes bibliográficas, como o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental na esfera nacional e mundial, assim como as formas pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular. Os resultados apontam para o esvaziamento da discussão sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade na BNCC. Sob essa perspectiva, a base materializa concepções de meio ambiente fundamentadas numa abordagem naturalista que restringe as dimensões sociais, políticas e culturais em torno da discussão sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Educação Ambiental permaneceu como um tema transversal, mas teve seu peso reduzido, sendo pouco abordada na nova legislação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade - Brasil-
Título: dc.titleAnálise crítica da presença e importância da educação ambiental na BNCC no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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