Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Marília Andrade Torales, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Solange Reiguel, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Rote, Thalita Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96108 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Marília Andrade Torales Campos | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof(a). Dr(a). Solange Reiguel Vieira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A constante e crescente degradação ambiental devido ao atual estágio de desenvolvimento mundial cria a necessidade da tomada de consciência e uma nova postura como cidadãos para que possamos caminhar em direção a uma sociedade mais justa e sustentável. Mesmo que a Educação Ambiental não possa, sozinha, frear esta degradação, ela surge como um processo para estimular a sensibilização dos indivíduos e promover o senso crítico sobre as consequências danosas que resultam deste sistema socioeconômico. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho foi criar uma ferramenta comunicativa de fácil acesso para que professores e professoras do ensino básico possam mostrar ações e projetos no âmbito da Educação Ambiental. Tal proposta tem o papel, tanto de inspirar os pares quanto de divulgar os próprios esforços na implementação das políticas curriculares de Educação Ambiental, assim como se destacarem como protagonistas, juntamente com as comunidades escolares, desse processo educativo, já que são essenciais para traçarem estratégias interdisciplinares e didáticas para desenvolver competências nos alunos que são também cidadãos que atuam na sociedade e, portanto, diretamente afetados pela degradação ambiental. Essa ferramenta foi elaborada tomando como base os relatos de professores de escolas estaduais da Cidade de Curitiba, os quais foram coletados previamente em trabalhos desenvolvidos por Detzel (2020, 2021), Nadai (2020, 2021) e Morais (2020) integrantes do Grupo de pesquisa de Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Para tanto, optou-se pela utilização de dois recursos, a tecnologia educacional Padlet e o serviço Blogger, a fim de oferecer alternativas e pesar os benefícios de cada. As ferramentas desenvolvidas foram compartilhadas com seis escolas que participaram de fases anteriores nas pesquisas do GPEACS, na intenção de obter um retorno colaborativo contendo a opinião dos próprios profissionais que irão utilizá-la, para escolhermos a ferramenta mais adequada a ser divulgada e liberada para que a comunidade possa relatar suas ações. Obtivemos a colaboração de apenas uma escola participante com apresentação de pareceres de três professores, os quais demonstraram em geral maior afinidade, facilidade de uso e intenção de uso com uma ferramenta como o Padlet. A partir de tais considerações, pode-se inferir que o instrumento, aqui proposto, embora tenha potencialidades, apresenta também limitações observadas e necessita passar por um processo de reconstrução e amadurecimento para a finalidade pretendida | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Título: dc.title | As ações e os projetos de educação ambiental nas escolas : proposição de uma estratégia para divulgação e troca de saberes entre as comunidades escolares | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: