Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lorenzetti, Leonir, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Dieison Prestes da, 1994- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Yasmin Cristina Ribeiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96107 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Ms. Dieison Prestes da Silveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) se tornou elemento importante nas discussões e debates envoltos ao Ensino de Ciências, sobretudo no período recente devido à disseminação de Fake news, pseudociência, negacionismo e movimentos contrários à ciência. Esses não são problemas restritos apenas à internet, uma vez que suas consequências adentram outras áreas e segmentos da sociedade, incluindo a política, saúde, educação, meio ambiente, economia, cultura, entre outros. Notando as contribuições do Ensino de Ciências, há de se considerar também a importância da ACT como uma forma de instigar o desenvolvimento crítico da população sobre o processo de alienação social e ideológica que se fazem presentes na sociedade e, portanto, o público em início de alfabetização escolar, ou seja, alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar a produção acadêmica no Portal de Periódicos da CAPES e nas atas do ENPEC sobre Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando caracterizar elementos, pressupostos e tendências presentes nas pesquisas mapeadas. Para a constituição dos dados mapeou-se um total de 50 artigos, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com a criação de descritores, como por exemplo, ano de publicação, autores, Instituições, regiões brasileiras, palavras-chave, objeto/sujeito da pesquisa, nível de ensino, área do conhecimento, título, objetivos da pesquisa, metodologias, principais resultados alcançados. Também foram criadas categorias emergentes, partindo das análises das pesquisas encontradas, sendo elas: Categoria I: Questões teórico-metodológicas; Categoria II: Formação de Professores e Categoria III: Atividades didático-formativas. Como lócus investigativo realizou-se um estudo no ENPEC e no Portal de Periódicos da CAPES. Os principais resultados indicaram que a maioria das pesquisas sobre estes assuntos estão concentradas na região Sul e Sudeste, que ainda existe insegurança por parte dos docentes em trabalhar com ciências, visto que muitos não conhecem os termos ou nunca receberam formação específica para isso. Também foram encontrados trabalhos que relatam que o conteúdo de ciências pode ser usado para consolidar as habilidades de leitura e escrita - tão importantes nessa etapa da vida escolar | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Título: dc.title | A alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências : uma análise da produção acadêmica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: