
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stringari, Rosangela, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Jambersi, Giovanna - | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96097 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96097 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Rosângela Stringari | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir o impacto do rádio-laboratório para a formação do estudante de Jornalismo, a fim de contribuir na discussão nas universidades para implantação de projetos deste produto laboratorial. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a educação de jornalismo e dos produtos laboratoriais das produções acadêmicas de José Marques de Melo, Dirceu Lopes Fernandes, Edson Luiz Spenthof, dentre outros. Além disso, foram entrevistados professores coordenadores de três diferentes rádios-laboratórios do país, uma no nível nacional, um de expressão estadual e outra a nível local, a fim de analisar na prática como a teoria sobre essa atividade laboratorial é aplicada e quais são os impactos desta atividade na formação dos estudantes. Chegou-se a conclusão que os rádios-laboratórios têm relevância e impactam positivamente na formação dos estudantes | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims instigating the discussion concerning the impact of radio-labs in Journalism undergraduate programs, contributing therefore, to the present discussion in universities about the implementation of radio-labs based projects. ln arder to achieve our goals, a literature review about Journalism education and Journalism laboratory product found in the academic contributions of José Marques de Melo, Dirceu Lopes Fernandes, Edson Luiz Spenthof was fundamental. Furthermore, a questionary was proposed to professors responsible for three different radio-labs, one of them presenting national impact, in arder to analyze the practice and the theory about this laboratory activity and what are the impacts of them in the academic journey and career of students in Journalism. The conclusions we reached up to now showed us that the radio-labs experiences are relevant and have positive impact on the undergraduate studies in Journalism | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radiojornalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Radiojornalismo - Laboratorios | - |
| Título: dc.title | O impacto do rádio-laboratório na formação dos estutantes de comunicação social - jornalismo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: