A importância da comunicação interna e do endomarketing na cultura organizacional : estudos de campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilvestrin, Celsi Brönstrup-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Priscila de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:35:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:35:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/96017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96017-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Celsi Brönstrup Silvestrin-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho procurou verificar a importância da comunicação interna e do endomarketing nas organizações sob o ponto de vista do público interno, bem como traçar uma comparação entre estes dois conceitos. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se inicialmente um breve referencial teórico, ressaltando os conceitos de cultura organizacional, comunicação interna e endomarketing. Num segundo momento, foram realizados estudos de campo em duas empresas. A realização desta parte do trabalho deu-se através da aplicação de duas pesquisas voltadas ao público interno das empresas. Os questionários utilizados foram semi-estruturados, com questões abertas e fechadas. Na primeira delas, o questionário voltou-se à questões como a importância da comunicação interna dentro da empresa, bem como avaliar o grau de conhecimento em relação ao termo endomarketing. Na segunda, foram enfocadas questões como a importância do Setor de Endomarketing dentro da empresa, mensuração do grau de eficiência das ações de endomarketing na empresa, bem como o conceito de funcionário como cliente interno-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEndomarketing-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Título: dc.titleA importância da comunicação interna e do endomarketing na cultura organizacional : estudos de campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.