Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marly Albiazzetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Negri, Lígia, 1953- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Ricardo Luís de - | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/96015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/96015 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marly Albiazzetti Figueiredo | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Lígia Negri | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta monografia analisa as principais ferramentas lingüísticas utilizadas em textos publicitários e verifica quais delas aparecem com maior freqüência na lista dos 70 slogans brasileiros mais recordados de todos os tempos. Com isso, procura descobrir os recm·sos da linguagem que se mostram eficientes para o processo de memorização de propagandas. Discorre sobre memória e armazenamento de informações; sobre as características do texto publicitário, que é seu principal objeto de estudo; sobre as áreas fundamentais da linguagem, tais como Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica (incluindo nesta última o campo da Linguagem Figurada); e sobre slogans. Trata-se de uma análise empírica, baseada em raciocínios indutivos que dete1minam algumas das considerações finais, sendo constatados nestas o sucesso dos recursos fonológicos e o fracasso dos morfológicos para a recordação de anúncios publicitários. A monografia frisa, no entanto, que apenas a utilização de recursos lingüísticos eficientes não é garantia de se criar uma propaganda memorável (mas facilita o desenvolvimento de uma) | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This monograph analyses the main linguistic tools used in adve1tising texts. It verifies which of those appear with larger frequency in the rank of the top Brazilian 70 most remembered slogans. Thus, it intends to discover the language resources that seem more efficient to the ads memorisation process. It also discourses about memory and storage of information; the advertising text' s characteristics which is its main subject of study; language fundamental areas such as Phonology, Morphology, Syntax, Semantics (including the Figurative Language), and slogans. It is an empirical analysis based on inductive reasoning which determine some of the final considerations. So that, we can verify the success of the phonological resources and the failure of the morphologic ones. The paper emphasises accordingly that the use of efficient linguistic resources is not a warranty that a memorable ad could be created. Those can just help the ads' development | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação publicitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Slogans | - |
Título: dc.title | A linguagem dos slogans que fizeram história e estão guardados na memória | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: