
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Vitor Fabrício, 1987- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
| Autor(es): dc.creator | Withers, Ana Carolina Litzendorf | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95974 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95974 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Vitor Fabrício Machado Souza | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 02/10/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa, qualitativa, teve como objetivo analisar se o ensino de arte pode contribuir com a valorização do manguezal, visando sua preservação. O manguezal é um ecossistema costeiro vital, funcionando como berçário para diversas espécies marinhas e protegendo as costas contra a erosão. Sua preservação é crucial. Além de abrigar espécies como aves, moluscos, microorganismos, caranguejos e ostras, o manguezal também oferece subsistência para comunidades locais através da pesca e coleta de mariscos. No litoral do Paraná, áreas como a Comunidade Cabaraquara, na Baía de Guaratuba, possuem manguezais importantes tanto ambiental quanto culturalmente. No entanto, há um estigma associado à vida nos manguezais, visto como símbolo de sujeira e insegurança, impactando negativamente a visão das pessoas. Estudos mostram que a educação e a conscientização, especialmente através da educação ambiental, por meio do ensino de Artes, podem ajudar a valorizar e preservar esse ecossistema. Experiências de campo e atividades pedagógicas podem promover um maior entendimento e respeito pelo manguezal, beneficiando tanto o ambiente quanto as comunidades que dele dependem. A pesquisa busca entender como o ensino de Arte pode valorizar o manguezal e suas comunidades. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência de aulas envolvendo músicas, fotografias e saída de campo ao mangue. Utilizando a metodologia qualitativa, a análise foi realizada com auxílio de questionários e entrevistas entre estudantes que puderam participar da saída e os que não puderam. Os resultados demonstram que os estudantes passaram a valorizar as áreas de manguezais e reconheceram a importância das pessoas que vivem lá possuem uma relação equilibrada com o meio. Diante destas informações é possível concluir que o ensino de artes pode contribuir para a valorização e preservação dos manguezais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This qualitative research aimed to analyze whether art education can contribute to the appreciation of mangroves, aiming at their preservation. Mangroves are vital coastal ecosystems, functioning as nurseries for various marine species and protecting coastlines from erosion. Their preservation is crucial. In addition to housing species such as birds, mollusks, microorganisms, crabs, and oysters, mangroves also provide sustenance for local communities through fishing and shellfish gathering. In the coastal region of Paraná, areas like the Cabaraquara Community in Guaratuba Bay have mangroves that are important both environmentally and culturally. However, there is a stigma associated with life in mangroves, seen as a symbol of dirt and insecurity, negatively impacting people’s perceptions. Studies show that education and awareness, especially through environmental education via art teaching, can help value and preserve this ecosystem. Field experiences and pedagogical activities can promote greater understanding and respect for mangroves, benefiting both the environment and the communities that depend on them. The research seeks to understand how art education can enhance the value of mangroves and their communities. To this end, a sequence of classes was planned and implemented, involving music, photography, and a field trip to the mangrove. Using qualitative methodology, the analysis was conducted with the help of questionnaires and interviews among students who could participate in the trip and those who could not. The results demonstrate that students began to appreciate mangrove areas and recognized the importance of the people living there, who maintain a balanced relationship with the environment. Based on this information, it is possible to conclude that art education can contribute to the appreciation and preservation of mangroves | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manguezal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
| Título: dc.title | Experienciar o manguezal : a vivência como ferramenta para a preservação ambiental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: