Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graziola Junior, Paulo Gaspar, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Veiga, Josilene Militão Matozo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95878 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo Gaspar Graziola Junior | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 31/10/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ciências Ambientais | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho trata de um tema relevante no campo educacional, que visa a valorização da identidade dos estudantes através dos seus saberes. Aqui, procuro construir novos olhares entre o saber científico e o saber local, para que estes saberes possam percorrer juntos a trajetória do ensino. Ao propor um estudo que integra os saberes locais e regionais dentro do ambiente escolar, assim como sua inclusão nos currículos, busco uma aprendizagem significativa e relacionada ao cotidiano dos estudantes, com a intenção de superar a sala de aula tradicional para práticas pedagógicas atrativas, nas quais o aluno se torne o protagonista no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar de que forma são abordados os saberes locais/regionais no material didático/Projeto ...e agora? PROJETO ONZE a partir das percepções/narrativas de professoras que participaram de sua construção. Com base nas narrativas, buscou-se observar como foram selecionados os temas que fazem parte da história da cidade, o município de Paranaguá-PR, assim como de sua cultura. Objetiva-se o resgate desses temas para o ambiente escolar, assim como resgatar esses valores em profissionais da educação, proporcionando formação continuada com temas voltados aos saberes locais e regionais, assim como suas abordagens em sala de aula. A pesquisa tem uma abordagem de natureza qualitativa. O estudo de caso serviu como recorte metodológico e a pesquisa participante serviu como modo de interlocução entre os sujeitos. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com onze questões norteadoras. Participaram da pesquisa quatro professoras. Os principais resultados foram: a importância do trabalho colaborativo para que houvesse a conclusão do projeto; a pesquisa de campo como um fator relevante no processo de criação do material didático; a busca pelo resgate da história local; a metodologia interdisciplinar e intercultural e a consulta à comunidade para que os temas trabalhados fossem relevantes para o público-alvo | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work deals with a relevant theme in the educational field, as it aims to value the identity of students through their knowledge. Here I seek to build new perspectives between scientific knowledge and local knowledge, so that these knowledge can travel together through the trajectory of teaching. By proposing a study that integrates local and regional knowledge within the school environment, as well as its inclusion in the curricula, I seek meaningful learning related to the daily lives of students, with the intention of overcoming the traditional classroom for attractive pedagogical practices, where the student becomes the protagonist in the teaching and learning process. The general objective of this research is to investigate how local/regional knowledge is approached in the teaching material/Project ...e agora? PROJETO ONZE, based on the perceptions/narratives of teachers who participated in the making of the Project. Based on the narratives, it intends to observe how the themes that are part of the history of the city such as the municipality of Paranaguá PR, as well as its culture, were selected. It seeks to rescue these themes for the school environment, as well as to rescue these values in education professionals, providing continuing education with themes focused on local and regional knowledge, as well as their approaches in the classroom. The research has a qualitative approach. The case study served as a methodological approach and the participant research served as a mode of interlocution between the subjects. As a data collection tool, a semi-structured interview was applied with eleven guiding questions. Four teachers participated in the research. The main results were: the importance of collaborative work for the conclusion of the project; field research as a relevant factor in the process of creating the teaching material; the search for the rescue of local history; the interdisciplinary and intercultural methodology and the consultation with the community so that the themes worked were relevant to the target audience | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Entendendo os saberes locais e regionais a partir das narrativas das professoras e autoras do material "...E agora? Projeto Onze" | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: