Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lautert, Luiz Fernando de Carli, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Woehl, José Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95850 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95850 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Luiz Fernando de Carli Lautert | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 10/12/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação investiga o papel dos guardiões e guardiãs de sementes na preservação dos saberes tradicionais que se alinham com a filosofia do Bem Viver, buscando compreender como essas práticas podem ser resgatadas e disseminadas em resposta às ameaças impostas pelo avanço das corporações e seus pacotes tecnológicos. A pesquisa parte da problemática sobre como as práticas desses guardiões, fundamentais para a agricultura familiar e a produção de alimentos, estão sendo resguardadas e transmitidas. O objetivo geral do estudo é resgatar e difundir as estratégias e vivências dos guardiões de sementes que convergem com os princípios do Bem Viver, visando promover um a educação que valorize essas tradições. A metodologia envolveu a participação em cinco eventos de sementes e a análise de perfis de cinco coletivos no Instagram, com o intuito de entender como essas práticas se conectam com o Bem Viver. Como resultado final, o autor criou um a conta no Instagram para divulgar os achados da pesquisa e compartilhar seu cotidiano como agrofloresteiro, utilizando essa plataforma como um meio de educação e valorização das tradições ligadas ao Bem Viver | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation investigates the role of seed guardians in preserving traditional knowledge that is aligned with the philosophy of Good Living, seeking to understand how these practices can be rescued and disseminated in response to the threats imposed by the advance of corporations and their technological packages. The research is based on the question of how the practices of these guardians, which are fundamental to family farming and food production, are being safeguarded and passed on. The general objective of the study is to rescue and disseminate the strategies and experiences of seed guardians that converge with the principles of Good Living, with the aim of promoting an education that values these traditions. The methodology involved taking part in five seed events and analyzing the Instagram profiles of five collectives in order to understand how these practices connect with Good Living.. As a final result, the author created an Instagram account to disseminate the findings of the research and share his daily life as an agro-forester, using this platform as a means of education and valuing the traditions linked to Good Living | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrícola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Cultivando a sabedoria : a contribuição dos guardiões de sementes na promoção da filosofia do bem viver | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: