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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, André Peixoto de, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Baldissera, Marya Fernanda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95833 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95833 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: André Peixoto de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho examina o impacto potencial do PL 4.028/2023 na cobertura midiática de ataques em escolas, com foco no papel da extrema direita no Brasil e seu uso desses eventos como ferramenta de propaganda ideológica. O objetivo específico é avaliar se as diretrizes propostas pela Proposta Legislativa são eficazes para conter os efeitos de contágio e imitação, interrompendo o ciclo de violência promovido por grupos extremistas. Parte-se do entendimento de que esses ataques possuem um caráter simbólico, voltado a demonstrar poder ou obter reconhecimento dentro da comunidade. Além disso, considera-se que o aumento desses eventos está relacionado à influência de subculturas extremistas online, que promovem comportamentos violentos, e à ascensão da extrema direita no Brasil, impulsionada por discursos de ódio amplamente disseminados em redes sociais, que carecem de mecanismos de controle eficazes. O estudo do PL 4.028/2023 foi conduzido com base em uma análise da literatura sobre a extrema direita, o impacto do discurso de ódio em sua ascensão no Brasil e pesquisas sobre ataques em escolas. Também avaliou as diretrizes científicas sobre contágio e imitação para verificar a adequação do projeto às recomendações existentes. Como resultados, concluiu-se que, embora as diretrizes propostas pelo PL 4.028/2023 sejam um avanço, sua eficácia na prevenção de ataques violentos depende do controle mais efetivo dos discursos de ódio nos ambientes online | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper examines the potential impact of Bill 4.028/2023 on the media coverage of school attacks, focusing on the role of the far-right in Brazil and its use of these events as a tool for ideological propaganda. The specific objective is to assess whether the guidelines proposed by the legislative proposal are effective in containing the effects of contagion and imitation, interrupting the cycle of violence promoted by extremist groups. It is based on the understanding that these attacks have a symbolic nature, aimed at demonstrating power or gaining recognition within the community. Additionally, it considers that the increase in these events is related to the influence of extremist online subcultures that promote violent behavior, and the rise of the far-right in Brazil, driven by hate speech widely disseminated on social media, which lack effective control mechanisms. The study of Bill 4.028/2023 was conducted based on an analysis of the literature on the far-right, the impact of hate speech on its rise in Brazil, and research on school attacks. It also evaluated scientific guidelines on contagion and imitation to assess the adequacy of the bill to existing recommendations. As a result, it was concluded that, although the guidelines proposed by Bill 4.028/2023 represent progress, their effectiveness in preventing violent attacks depends on more effective control of hate speech in online environments | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discurso de ódio | - |
| Título: dc.title | A ideologia de extrema direita e sua relação com ataques violentos em escolas : implicações para o PL 4.028/2023 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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