
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mamedes, Clayton Rosa, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Genehr, Daniel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:20:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:20:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95801 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95801 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedes | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Desgin, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/12/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação trata da utilização de tipologias sonoro-morfológicas enquanto ferramenta de classificação do material musical para fins composicionais. Com esse intuito foram revisadas as teorias de Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann e Denis Smalley buscando definir um recorte das terminologias e critérios que melhor se adequassem às características dos materiais criados. Esse recorte terminológico resultou na elaboração de um modelo de análise caracterizado pela utilização de uma tabela na qual as unidades analisadas são classificadas segundo cinco critérios, cada critério correspondendo a uma coluna, ao passo que cada teoria/autor corresponde a uma linha, de modo que cada critério pode conter entre uma e três definições que são complementares. A tipologia resultante orientou a composição da peça Nimbus — para violão e eletroacústica — cuja poética baseada na justaposição de diferentes elementos faz alusão à colagem. Ao término da pesquisa são apresentadas certas limitações da tipologia adotada bem como algumas considerações sobre a elaboração de tipologias sonoras | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation addresses the use of sound-morphological typologies as a tool for classifying musical material for compositional purposes. With this aim, the theories of Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann, and Denis Smalley were reviewed to define a selection of terminologies and criteria that best suited the characteristics of the created materials. This terminological delineation resulted in the development of an analysis model characterized by the use of a table in which the analyzed units are classified according to five criteria, each criterion corresponding to a column, while each theory/author corresponds to a row, so that each criterion can contain between one and three complementary definitions. The resulting typology guided the composition of the piece Nimbus — for guitar and electroacoustics — whose poetics, based on the juxtaposition of different elements, alludes to collage. At the end of the research, certain limitations of the adopted typology are presented, as well as some considerations about the development of sound typologies | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tipologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eletroacústica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Morfologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | Tipologia sonoro-morfológica aplicada à composição | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: