Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Ribas, Sara Cordeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95777 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95777 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar as publicações dos últimos 10 anos sobre a relação entre bilinguismo e consciência fonológica (CF) em falantes de Língua Portuguesa. Entende-se o bilíngue como aquele que não pode ser classificado apenas por sua proficiência nas línguas que fala, mas sim pelo seu uso e adequação no dia a dia. A CF é definida como a habilidade de manipular sons, identificar e analisar aspectos fonológicos da língua. Essa pesquisa é caracterizada por ser uma revisão sistemática de literatura, contou com a busca de artigos nas plataformas digitais: SciELO, Periódico da Capes, ERIC e o Google Acadêmico, usando o modelo PRISMA para análise sistemática. Atendendo a todos os critérios da pesquisa, obteve-se um total de 8 artigos. Os resultados mostraram que, dos 8 artigos selecionados para análise, 7 apoiam a ideia de que a consciência fonológica tem um impacto positivo no desenvolvimento de uma segunda língua. Com isso, a união entre bilinguismo e consciência fonológica tem um papel promissor no desenvolvimento de habilidades linguísticas, oferecendo vantagens cognitivas e escolares durante o processo de alfabetização. A presente pesquisa, por fim, pode ser utilizada como embasamento a outras pesquisas que pretendem aprofundar-se sobre a influência do bilinguismo nas habilidades da CF, levando em considerações as delimitações dela | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present study aims to analyze publications from the last 10 years on the relationship between bilingualism and phonological awareness (PA) in Portuguese speakers. Bilingualism is understood as not being solely classified by proficiency in the languages spoken, but rather by its use and suitability in everyday life. PA is defined as the ability to manipulate sounds, identify, and analyze phonological aspects of the language. This research is characterized as a systematic literature review, involving the search for articles on digital platforms such as Scielo, Capes Periodical, ERIC, and Google Scholar, using the PRISMA model for systematic analysis. Meeting all research criteria, a total of 8 articles were obtained. The results revealed that, out of the 8 articles selected for analysis, 7 support the idea that phonological awareness has a positive impact on the development of a second language. Consequently, the combination of bilingualism and phonological awareness plays a promising role in the development of language skills, providing cognitive and school advantages during the literacy process. Ultimately, this research can serve as a foundation for other studies seeking to delve deeper into the influence of bilingualism on phonological awareness skills, considering its limitations | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segunda lingua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonologia | - |
Título: dc.title | O bilinguismo no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica : revisão integrativa da literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: