Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Rayana Matheus da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95775 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem como objetivo central analisar estudos empíricos publicados entre 2013 e 2023 sobre as relações entre bilinguismo e memória de trabalho. O bilinguismo é um fenômeno natural presente em todo o mundo, os pesquisadores estimam que metade ou mais da população seja bilíngue. A memória de trabalho é um sistema temporário responsável pelo armazenamento e processamento de informações cognitivas durante tarefas mentais. Dessa forma, o método de pesquisa utilizado foi uma revisão sistemática da literatura, abrangendo artigos empíricos publicados em português, inglês ou espanhol, com adultos bilíngues cuja primeira língua é o português. Foram consultadas pesquisas nas bases de dados Scielo, CAPES, ERIC e Web of Science, utilizando o modelo PRISMA para a análise sistemática. Foram encontrados 2 trabalhos que atendiam aos seguintes critérios: ser empírico; publicado entre os anos de 2013 a 2023; abrangendo bilíngues falantes de português como L1; publicado em português, inglês ou espanhol; ter sido realizado com a população adulta (18 a 50 anos). Os resultados da primeira pesquisa indicam que, em termos de acurácia e tempo de resposta, bilíngues e monolíngues adultos comportam-se de maneira semelhante. Contudo, os idosos bilíngues foram mais rápidos na resolução de tarefas, sugerindo menores custos cognitivos e uma possível reserva cognitiva que retarda o impacto do envelhecimento. No segundo estudo, os bilíngues adultos apresentaram vantagens em termos de tempo de resposta em tarefas não linguísticas, mas essa diferença nem sempre foi tão significativa, enquanto os monolíngues se destacaram na acurácia de tarefas linguísticas | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present study aims to analyze empirical studies published between 2013 and 2023 on the relationship between bilingualism and working memory. Bilingualism is a natural phenomenon present worldwide, with researchers estimating that half or more of the population is bilingual. Working memory is a temporary system responsible for storing and processing cognitive information during mental tasks. Therefore, the research method employed was a systematic literature review, encompassing empirical articles published in Portuguese, English, or Spanish, involving bilingual adults whose first language is Portuguese. Research was conducted using databases such as CAPES, Scielo, ERIC, and Web of Science, applying the PRISMA model for systematic analysis. Two studies were identified that met the following criteria: empirical; published between the years 2013 and 2023; addressing bilinguals who speak Portuguese as their first language (L1); published in Portuguese, English, or Spanish; conducted with the adult population (18 to 50 years old). The results of the first study indicate that, in terms of accuracy and response time, bilingual and monolingual adults behave similarly. However, elderly bilinguals were faster in task resolution, suggesting lower cognitive costs and a possible cognitive reserve that delays the impact of aging. In the second study, bilingual adults demonstrated advantages in terms of response time in non-linguistic tasks, but this difference was not always highly significant, while monolinguals excelled in the accuracy of linguistic tasks | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multilinguismo | - |
Título: dc.title | As relações entre bilinguismo e memório de trabalho em bilíngues falantes de português como L1 : uma revisão sistemática da literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: