
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Fulgencio, Natália Bonadia da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95771 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95771 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra.Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A literatura infantil desempenha um papel crucial na formação das crianças, influenciando sua visão de mundo e sua identidade. No entanto, é importante questionar se as obras literárias adotadas nas instituições de educação infantil refletem a diversidade étnicoracial brasileira e promovem a inclusão, ou se reforçam estereótipos prejudiciais. Este estudo tem como objetivo analisar a representatividade racial na literatura infantil presentes no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2022, para a pré-escola. A pesquisa está fundamentada em uma metodologia qualitativa e na coleta de dados. Inicialmente, foi realizada uma busca no Diário Oficial da União para identificar os livros aprovados pelo PNLD literário de 2022. A partir dessa lista, foram selecionados livros voltados para a pré-escola/crianças pequenas, totalizando 270 obras. Foi selecionada uma amostra de livros levando como critério a presença de personagens negros humanos na capa. Com base nas capas pesquisadas e nas editoras identificadas, levantou-se um total de 56 livros de 46 editoras. Deste total, foram escolhidos 18 livros de 10 editoras para a análise final, utilizando como critério de exclusão dois ou mais livros por editora ou autor(a). Além disso, uma revisão bibliográfica destaca a importância da representatividade racial na literatura infantil, seu impacto no desenvolvimento das crianças e na luta contra a desigualdade racial, apresentando um contexto histórico das representações de personagens negros nos livros infantis e revisando políticas de distribuição de livros infantis, com foco no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e no PNLD. O estudo abrange a análise de 18 livros selecionados, considerando as ilustrações, abordagens relacionadas à temática racial, a representatividade dos personagens negros e seus papéis nas narrativas. Abrange também um mapeamento autoral, para avaliar a etnia dos artistas incluídos na amostra. As conclusões deste estudo apontaram alguns desafios, como a falta de protagonismo negro e o embranquecimento de personagens em algumas obras. A maioria das obras analisadas promoveu o pertencimento e a autoestima, retratando personagens negros de forma positiva | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Children's literature plays a crucial role in shaping children's development, influencing their worldview and identity. However, it's important to question whether the literary works adopted in early childhood education institutions reflect Brazil's ethnic-racial diversity and promote inclusion or reinforce harmful stereotypes. This study aims to analyze racial representation in children's literature within the scope of the 2022 National Textbook and Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2022 for preschool education. The research is based on a qualitative methodology and data collection. Initially, a search was conducted in the Diário Oficial da União to identify books approved in the 2022 literary PNLD. From this list, books aimed at preschool/young children were selected, totaling 270 works. A sample of books was chosen based on the presence of human Black characters on the cover. Based on the researched covers and identified publishers, a total of 56 books from 46 publishers were identified. From this total, 18 books from 10 publishers were chosen for the final analysis, using the criterion of excluding two or more books per publisher or author. Additionally, a literature review highlights the importance of racial representation in children's literature, its impact on children's development, and the fight against racial inequality. It provides a historical context of representations of Black characters in children's books and reviews policies for the distribution of children's books, focusing on the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) and PNLD. The study encompasses the analysis of these 18 selected books, considering the illustrations, approaches related to the racial theme, the representation of Black characters, and their roles in the narratives. The study also includes a mapping of the authors, to assess the ethnicity of the artists included in the sample. The conclusions of this study pointed out some challenges, such as the lack of Black protagonism and the whitewashing of characters in some works. Most of the analyzed works promoted belonging and self-esteem, portraying Black characters in a positive manner | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade racial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros e leitura para crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação pré-escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
| Título: dc.title | A representatividade racial na literatura infantil do PNLD : uma análise crítica dos livros aprovados para a pré-escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: