Explorando museus : um caminho lúdico para a educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrban, Ana Claudia, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSarnik, Jéssica Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95762-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95762-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Ana Claudia Urban-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma reflexão sobre os museus na Educação Infantil. Na introdução é apresentada a formação profissional da pesquisadora como ponto de partida para a escolha deste tema, destacando a relação entre a formação profissional, a relevância destes espaços culturais no contexto educacional e os objetivos estabelecidos para este estudo. O segundo capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre a realidade da Educação Infantil no Brasil, analisando o papel dos museus no contexto educacional, evidenciando como esses espaços podem contribuir para a formação de identidade das crianças. No terceiro capítulo são apresentadas as propostas pedagógicas desenvolvidas com a intenção de criar um museu em sala de aula, bem como, as estratégias pedagógicas para potencializar a experiência museológica. A abordagem buscou não apenas transmitir conhecimento, mas também estimular a curiosidade, a criatividade e o senso crítico nas crianças. O quarto capítulo sintetiza as reflexões e resultados obtidos por meio das práticas pedagógicas realizadas e a sua importância na transformação do processo educativo na infância, ressaltando como a integração de museus pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Ao unificar a formação profissional, a revisão de literatura e as propostas pedagógicas, este trabalho visa inspirar práticas pedagógicas mais dinâmicas e significativas, proporcionando uma Educação Infantil mais rica, inclusiva e alinhada às necessidades do século XXI-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleExplorando museus : um caminho lúdico para a educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.