
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Abrahão, Sérgio Roberto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Michelle Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95742 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95742 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Sergio R. Abrahão | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação física - Bacharelado | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo pretende explorar, através da revisão da literatura nacional e estrangeira, o mundo do montanhismo, suas definições, sua história e suas diversas modalidades, que ao longo do tempo foram surgindo. Posteriormente, a pesquisa focará em uma única modalidade, o Boulder. Quanto a este recorte, serão abordados assuntos pertinentes à própria modalidade, tais como materiais e equipamentos para sua prática e os benefícios oferecidos ao praticante; assuntos pertinentes à Educação Física, como o potencial que a mesma apresenta como um instrumento pedagógico em contraste com os saturados "esportes tradicionais"; também será discutida a relevância que o Boulder tem com a formação profissional dos professores de Educação Física. Com o intuito de contribuição para o meio, o estudo apresenta um projeto de implantação de muro de Boulder dentro do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Paraná. Por ser um esporte que trabalha com o corpo e com a mente em simultâneo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e coletivo do indivíduo, tomando conhecimento da sua influência no meio em que vive, a modalidade em questão é de grande valia para a formação pessoal e profissional do futuro professor de Educação Física como também aos seus futuros alunos, que se beneficiarão dos conhecimentos adquiridos por ele ao longo da sua trajetória acadêmica | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study intends to explore, through the review of national and foreign literature, the world of mountaineering, its definitions, history and several modalities, which have arisen, throughout the years. Next, the research will focus on a specific modality of climbing: Bouldering. In this excerpt, subjects that are pertinent to this modality will be addressed, such as materials and equipment for its practice and the benefits for its practitioners; relevant subjects to Physical Education, such as its potential as a pedagogical tool in comparison to the so-called "traditional sports"; another important topic to be discussed is the relevance that Bouldering has, regarding the professional development of Physical Education teachers. With a focus on the contribution to climbing, this paper presents a project for the construction of a bouldering wall inside the Physical Education Department (PED) of the Federal University of Parana. Since it is a sport that deals with both body and mind simultaneously and contributes to both the individual and collective development of the individual, making him aware of its influence in the environment that surrounds him, this given modality is of great value to the personal and professional formation of the future Physical Education teacher as well as their students, who will benefit from the knowledge acquired throughout their teacher's academic history. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alpinismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Título: dc.title | Bolder na UFPR : Escalando uma possibilidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: