A dimensão afetica no processo de formação de professores de educação física na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorVasque, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:30:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:30:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95736-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Marynelma Camargo Garanhani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Atualmente a afetividade é um tema de relevância na relação de ensino aprendizagem e é considerada como fundamental no processo de formação de professores, principalmente, no âmbito da Educação Infantil. Neste cenário, a presente pesquisa, buscou responder a seguinte indagação: como aparece a dimensão afetiva da docência com crianças pequenas na fala de professores em processo de formação inicial? Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico de Almeida (1999) e (2001) para tratar sobre o conceito de afetividade; Nadolny (2010), Marcelo Garcia (1999), Ribeiro (2010), e Paludo (2011) sobre a afetividade e a formação de professores; Amorim e Navarro (2012), Formosinho (2011) e Chalita (2001), para a dimensão afetiva na docência com crianças pequenas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pergunta pedagógica apoiada nas orientações de Nadolny (2010); e a entrevista semi-estruturada, utilizando-se os estudos de Tomar (2007) e Mattos (2005) como referencial. A análise se estruturou em 4 eixos: o ser professor; a relação com a criança; a motivação a partir da relação afetiva; e a importância da relação afetiva com as crianças. Por meio das respostas da pergunta pedagógica identificou-se os eixos: o ser professor e relação com a criança. Por meio das respostas das entrevistas identificou-se os eixos: a motivação a partir da relação afetiva e a importância da afetividade para as crianças. Foi possível concluir na análise dos dados na pesquisa, que a afetividade aparece nas falas dos acadêmicos participantes da pesquisa, como fator motivacional e também como fator de importância para o desenvolvimento da criança. De maneira geral, os futuros professores em processo de formação inicial, que participaram da pesquisa, relataram que a afetividade pode contribuir para motivação tanto da criança, quanto do próprio professor, além de beneficiar para o desenvolvimento das crianças e a relação de ensinoaprendizagem.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleA dimensão afetica no processo de formação de professores de educação física na educação infantil-
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