Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Vasque, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95736 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95736 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Marynelma Camargo Garanhani | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Atualmente a afetividade é um tema de relevância na relação de ensino aprendizagem e é considerada como fundamental no processo de formação de professores, principalmente, no âmbito da Educação Infantil. Neste cenário, a presente pesquisa, buscou responder a seguinte indagação: como aparece a dimensão afetiva da docência com crianças pequenas na fala de professores em processo de formação inicial? Para elucidar essa questão buscou-se o referencial teórico de Almeida (1999) e (2001) para tratar sobre o conceito de afetividade; Nadolny (2010), Marcelo Garcia (1999), Ribeiro (2010), e Paludo (2011) sobre a afetividade e a formação de professores; Amorim e Navarro (2012), Formosinho (2011) e Chalita (2001), para a dimensão afetiva na docência com crianças pequenas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pergunta pedagógica apoiada nas orientações de Nadolny (2010); e a entrevista semi-estruturada, utilizando-se os estudos de Tomar (2007) e Mattos (2005) como referencial. A análise se estruturou em 4 eixos: o ser professor; a relação com a criança; a motivação a partir da relação afetiva; e a importância da relação afetiva com as crianças. Por meio das respostas da pergunta pedagógica identificou-se os eixos: o ser professor e relação com a criança. Por meio das respostas das entrevistas identificou-se os eixos: a motivação a partir da relação afetiva e a importância da afetividade para as crianças. Foi possível concluir na análise dos dados na pesquisa, que a afetividade aparece nas falas dos acadêmicos participantes da pesquisa, como fator motivacional e também como fator de importância para o desenvolvimento da criança. De maneira geral, os futuros professores em processo de formação inicial, que participaram da pesquisa, relataram que a afetividade pode contribuir para motivação tanto da criança, quanto do próprio professor, além de beneficiar para o desenvolvimento das crianças e a relação de ensinoaprendizagem. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | A dimensão afetica no processo de formação de professores de educação física na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: