Educação ambiental e as práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de um centro de educação infantil da rede municipal de ensino de Curitiba/PR

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Autor(es): dc.contributorPont, Karina Rousseng Dal, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ingrid Maiara da-
Autor(es): dc.creatorMartins, Andressa Xavier Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:06:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:06:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95718-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95718-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Karina Rousseng Dal Pont-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar a relação entre a teoria e a prática da educação ambiental (EA) na educação infantil de Curitiba, com base em documentos oficiais e relatos de alguns profissionais da educação. Consideramos em questão o conceito de biofilia aplicado à EA, como forma de compreensão de uma EA ampla e que entende o sujeito em sua totalidade, permitindo que este se entenda como parte do meio ambiente. Os conceitos de Marcos Reigota, Ailton Krenak, Lea Tiriba e outros autores foram utilizados para enriquecer as discussões deste trabalho, em diálogo com documentos oficiais que norteiam a educação ambiental e que orientam o currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil. A metodologia escolhida foi qualitativa, aplicada através de conversa com os profissionais, questionário de perguntas e visita a um CMEI. Iniciamos o trabalho com a hipótese de que a carência do tema EA na formação inicial se seguia na oferta da formação continuada, no entanto, nos surpreendemos ao constatar que há a oferta do mesmo na formação continuada, no entanto principalmente a sobrecarga de trabalho por conta da falta de profissionais é que impede as professoras e os professores de acessá-la-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleEducação ambiental e as práticas pedagógicas na educação infantil : estudo de um centro de educação infantil da rede municipal de ensino de Curitiba/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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