Reflexões acerca da formação continuada na prática das professoras de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Juliana Crespo, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorJustus, Carolina Jully França da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95714-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Juliana Crespo Lopes-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Essa pesquisa tem por objetivo traçar reflexões a respeito da importância da formação continuada das professoras de alfabetização como recurso potente para a constante evolução da sua prática docente e como subsídio para enfrentar as demandas das salas de aula da educação básica atual brasileira. Através da análise crítica da minha formação na graduação de pedagogia, das formações que me atravessaram nesse período dentro da universidade e em uma instituição da rede particular de ensino de Curitiba, busco entender o processo formativo das professoras que escolhem o caminho do alfabetizar relacionando minhas anotações em diários de bordo ao longo da minha formação com a nova concepção de infância que define a criança como protagonista de suas aprendizagens. Estruturo essa análise em uma revisão teórica fundamentada por saberes sobre a infância, trazidos por Malaguzzi, Paulo Foch e Maria Alice Proença, os relaciono com a complexidade trazida na obra "Os sete saberes necessários à educação no Futuro" de Edgar Morin, traçando conexões com os saberes alfabetizadores de Emilia Ferreiro e Magda Soares e as concepções de formação docente de Nilda Alves e com as demandas docentes fundamentadas por Maurice Tardif e Claude Lessard-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada - Professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleReflexões acerca da formação continuada na prática das professoras de alfabetização-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.