Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Juliana Crespo, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Justus, Carolina Jully França da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95714 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95714 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Juliana Crespo Lopes | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Essa pesquisa tem por objetivo traçar reflexões a respeito da importância da formação continuada das professoras de alfabetização como recurso potente para a constante evolução da sua prática docente e como subsídio para enfrentar as demandas das salas de aula da educação básica atual brasileira. Através da análise crítica da minha formação na graduação de pedagogia, das formações que me atravessaram nesse período dentro da universidade e em uma instituição da rede particular de ensino de Curitiba, busco entender o processo formativo das professoras que escolhem o caminho do alfabetizar relacionando minhas anotações em diários de bordo ao longo da minha formação com a nova concepção de infância que define a criança como protagonista de suas aprendizagens. Estruturo essa análise em uma revisão teórica fundamentada por saberes sobre a infância, trazidos por Malaguzzi, Paulo Foch e Maria Alice Proença, os relaciono com a complexidade trazida na obra "Os sete saberes necessários à educação no Futuro" de Edgar Morin, traçando conexões com os saberes alfabetizadores de Emilia Ferreiro e Magda Soares e as concepções de formação docente de Nilda Alves e com as demandas docentes fundamentadas por Maurice Tardif e Claude Lessard | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada - Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Título: dc.title | Reflexões acerca da formação continuada na prática das professoras de alfabetização | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: