Literatura infantil de qualidade para bebês e crianças bem pequenas : uma análise a partir do PNLD literário de 2022 para creche

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorRebischke, Cibele Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95712-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Catarina de Souza Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Entende-se a literatura, antes de tudo, como direito. No Brasil, o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), modificado recentemente e tendo passado a contemplar obras literárias, se caracteriza como um dos meios para assegurar o direito à literatura para os bebês e crianças bem pequenas nas creches de todo o país. O objetivo do presente trabalho foi analisar algumas obras literárias aprovadas e disponibilizadas pelo PNLD Literário 2022 para Creche, a fim de investigar se, além de ter seu direito assegurado, os bebês e crianças bem pequenas têm acesso à literatura de qualidade. Para a realização desta pesquisa, foi analisado o guia do PNLD com as obras selecionadas para os bebês (0 a 1 ano e 6 meses) e para as crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses). Em seguida, foram selecionadas algumas obras literárias para serem analisadas a partir de critérios de qualidade propostos em Paiva (2016). Além disso, a partir de teóricos como Galvão (2016), Candido (1995), Corsino (2017), Rizzoli (2005) e Baptista (2016), foram exploradas as especificidades da literatura infantil. Os resultados expõem que enquanto há livros de literatura infantil bem elaborados com textos e imagens bem construídas e que valorizam os bebês e as crianças bem pequenas enquanto leitores, foram encontradas também, algumas incoerências em outras obras literárias analisadas. Assim, foi ressaltada a necessidade do compromisso contínuo com a qualidade das obras literárias destinadas aos bebês e crianças bem pequenas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLivros ilustrados para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCreches-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Título: dc.titleLiteratura infantil de qualidade para bebês e crianças bem pequenas : uma análise a partir do PNLD literário de 2022 para creche-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.