Literatura para bebês no contexto da educação infantil : o papel do profissional docente

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Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorFranco, Daiane Emanuele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95709-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Catarina Moro-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A literatura tem ganhado espaço e relevância nos últimos anos no cotidiano da Educação Infantil. Trazer a literatura para as crianças, desde bebês, contribui para o seu desenvolvimento. Entretanto, quando falamos de bebês, no conjunto de crianças de 0 a 3 anos, essa proposição não é tão comum assim, visto que, muitas vezes, os bebês não são considerados sujeitos ativos e capazes de estar inseridos em práticas leitoras. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo compreender como acontecem as situações de leitura literária para/com crianças de berçário, bem como investigar como as/os profissionais docentes do berçário estão realizando as escolhas de livros de literatura infantil e identificar a frequência das ações de mediação de leitura encaminhadas pelas/os docentes durante os momentos de leitura com seus grupos de bebês. A fim de contribuir para discussões mais aprofundadas sobre o tema, foi realizada uma pesquisa para observação de uma sala de berçário em uma instituição de Educação Infantil da cidade de Curitiba e das práticas docentes relacionadas à literatura que ali têm lugar. Como resultado, foi possível identificar que os profissionais docentes estão em fase de reconhecimento da relevância da literatura para bebês, porém há muitas áreas a serem aprimoradas na abordagem didática para tornar essa experiência verdadeiramente eficaz-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLivros e leitura para crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleLiteratura para bebês no contexto da educação infantil : o papel do profissional docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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