
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Franco, Daiane Emanuele | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:05:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:05:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95709 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95709 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A literatura tem ganhado espaço e relevância nos últimos anos no cotidiano da Educação Infantil. Trazer a literatura para as crianças, desde bebês, contribui para o seu desenvolvimento. Entretanto, quando falamos de bebês, no conjunto de crianças de 0 a 3 anos, essa proposição não é tão comum assim, visto que, muitas vezes, os bebês não são considerados sujeitos ativos e capazes de estar inseridos em práticas leitoras. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo compreender como acontecem as situações de leitura literária para/com crianças de berçário, bem como investigar como as/os profissionais docentes do berçário estão realizando as escolhas de livros de literatura infantil e identificar a frequência das ações de mediação de leitura encaminhadas pelas/os docentes durante os momentos de leitura com seus grupos de bebês. A fim de contribuir para discussões mais aprofundadas sobre o tema, foi realizada uma pesquisa para observação de uma sala de berçário em uma instituição de Educação Infantil da cidade de Curitiba e das práticas docentes relacionadas à literatura que ali têm lugar. Como resultado, foi possível identificar que os profissionais docentes estão em fase de reconhecimento da relevância da literatura para bebês, porém há muitas áreas a serem aprimoradas na abordagem didática para tornar essa experiência verdadeiramente eficaz | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros e leitura para crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Título: dc.title | Literatura para bebês no contexto da educação infantil : o papel do profissional docente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: