Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sierra, Jamil Cabral, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Douglas Cosmo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95703 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jamil Cabral Sierra | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho dedica-se a entender as práticas de homofobia contra os professores gays e suas masculinidades subalternas no contexto escolar, considerando padrões heteronormativos operantes na escola. Para tal, foram selecionados 5 casos para análise extraídos em diferentes sites de reportagens, os quais apresentaram discursos homofóbicos contra as sexualidades dissidentes. Partindo da metodologia qualitativa, estudos de vertente pós-estruturalista serviram para entender as origens e fundamentos do ódio contra os homossexuais. Os estudos de gênero de Scott (1995) e de sexualidade de Foucault (1998) em consonância com Louro (1997) e suas aproximações ao contexto escolar, além de discussões sobre masculinidades com Connell (1995) e Kimmel (1998) e a Epistemologia do Armário de Sedgwick (2007) foram fundamentais no trabalho de pesquisa. As contribuições de Pereira e Sierra (2019) sobre o fundamentalismo religioso e seus impactos sobre a produção de ódio contra sexualidades dissidentes também foram úteis nas análises dos casos. Por fim, a conclusão foi que, independente da justificativa, os discursos homofóbicos contra os professores gays continuam sendo expressões de homofobia e o docente pode se impor e encarar tais práticas, ou entrar no armário estrategicamente para evitar julgamentos | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work aims to understand the practices of homophobia against gay teachers and their subaltern masculinities in the school context, considering heteronormative patterns operating within the school. To achieve this, five cases were selected for analysis from various news sources, which featured homophobic speech against dissenting sexualities. Employing a qualitative methodology, post-structuralist studies were used to comprehend the origins and foundations of hatred against homosexuals. The gender studies of Scott (1995) and Foucault's (1998) sexuality studies, in conjunction with Louro's (1997) approaches to the school context, as well as discussions on masculinities with Connell (1995) and Kimmel (1998), and Sedgwick's (2007) Epistemology of the Closet, were pivotal in the research. The contributions of Pereira and Sierra (2019) on religious fundamentalism and its impacts on the production of hatred against dissenting sexualities were also useful in the case analyses. In conclusion, regardless of the justification provided, homophobic speech against gay teachers continues to be expressions of homophobia, and educators can choose to resist such practices or strategically enter the "closet" to avoid judgment | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homofobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores homossexuais | - |
Título: dc.title | Homofobia e escola : masculinidades docentes gays diante da heteronormatividade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: