Análise da educação financeira em âmbito escolar sob perspectiva de estudantes e professores das escolas públicas de Pontal do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCasacio, Luciana, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática-
Autor(es): dc.creatorHellas, Gabriel Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:14:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:14:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95667-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Luciana Casacio-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a atual situação da educação financeira em escolas públicas, investigando as perspectivas de estudantes e professores sobre a implementação e os impactos da inclusão dessa disciplina no currículo do ensino básico. Este trabalho foi motivado pela situação geral dos brasileiros, dado o alto índice de endividamento das famílias. Considerando que a educação financeira é essencial para promover a melhoria da situação econômica e social das pessoas, esperase que a inclusão da educação financeira como disciplina desempenhe um papel importante na estruturação e manutenção de orçamentos familiares. Para fazer uma análise realista, estudantes e professores na cidade Pontal do Paraná foram entrevistados por meio de questionários anônimos. O estudo avaliou a percepção, o interesse e a aplicação prática dos conteúdos abordados em educação financeira. Os resultados revelaram aceitação majoritária da disciplina pelos alunos, embora ainda exista desafios na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Entre os professores, a falta de formação específica e recursos pedagógicos adequados foram apontados como barreiras. O trabalho destaca a necessidade de aprimorar metodologias e ampliar a conscientização sobre a relevância da educação financeira para preparar cidadãos mais críticos e responsáveis.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Título: dc.titleAnálise da educação financeira em âmbito escolar sob perspectiva de estudantes e professores das escolas públicas de Pontal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.