Despertando a curiosidade : divisibilidade e números primos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Adriana Luiza do, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Autor(es): dc.creatorCarvalho Neto, Antonio Evencio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95628-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95628-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Adriana Luiza do Prado-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 10/12/2024-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O propósito deste trabalho é reunir informações sobre os conteúdos de Matemática dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para aprofundar o conhe cimento sobre os números, sua história e construção, despertando a curiosidade dos alunos. O uso de princípios e formas de trabalho, como a construção direta de tabelas com números primos e a apresentação da Matemática por meio de suas regras e teoremas, possibilita a resolução de situações-problema de maneira estruturada. Essa proposta teve início a partir das aulas no Ensino Fundamental e do trabalho com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Observamos que, além de suas aplicações práticas, a Matemática possui um encanto próprio e, mesmo estando presente em todas as coisas, também pode existir em si mesma-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The purpose of this work is to gather information on the Mathematics content covered in the final years of Elementary School and in High School to deepen knowledge about numbers, their history, and construction, awakening students’ curiosity. The use of principles and work methods, such as the direct construction of tables with prime numbers and the presentation of Mathematics through its rules and theorems, enables the structured resolution of problem situations. This proposal began with classes in Elementary School and work with the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP). We have observed that, in addition to its practical applications, Mathematics has its own intrinsic beauty and, even while being present in all things, it can also exist in itself-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectNumeros naturais-
Palavras-chave: dc.subjectNumeros primos-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros - Divisibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleDespertando a curiosidade : divisibilidade e números primos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.