Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Gabriela da Luz | - |
Autor(es): dc.creator | Montaldi, Gabriela Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:52:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:52:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95595 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95595 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Leandro Kruszielski | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem como objetivo investigar o desenvolvimento do letramento emergente na educação infantil, em artigos científicos em português, publicados entre 2013 e 2023, através de uma revisão sistemática de literatura. O conceito de letramento emergente pode ser definido como comportamentos ligados à leitura e escrita antes da alfabetização tradicional, destacando a importância das interações sociais e do contato com materiais escritos para as crianças. O método empregado para a construção deste artigo é uma revisão sistemática de literatura, baseada no modelo PRISMA, realizada no Portal de Periódicos CAPES e Scielo. Foram utilizados descritores de pesquisa relacionados à educação infantil e letramento emergente, com critérios de inclusão que envolviam a utilização de livros e contação de histórias para a promoção do letramento emergente em crianças da educação infantil para a seleção dos artigos, em que obteve-se um total de 5 estudos. A análise dos artigos foi realizada através de categorias: ano de publicação, método de intervenção, método de avaliação e principais resultados. Os resultados destacam o impacto positivo das intervenções na compreensão das histórias pelas crianças e no desenvolvimento de habilidades sociais e de letramento emergente, assim como ficou evidente o interesse na leitura e nos livros, além de avanços significativos em diversos campos, como a interação com os mediadores e com outras crianças, ampliação de vocabulário e aquisição de repertório cultural. Este estudo serve como embasamento para pesquisas futuras de profissionais que busquem métodos e ferramentas eficazes para aprofundarem-se no desenvolvimento de hábitos de leitura a partir do letramento emergente | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present study aims to investigate the development of emergent literacy in early childhood education, in scientific articles in Portuguese, published between 2013 and 2023, through a systematic literature review. The concept of emergent literacy can be defined as behaviors related to reading and writing before traditional literacy, emphasizing the importance of social interactions and contact with written materials for children. The method employed for constructing this article is a systematic literature review based on the PRISMA model, carried out on the CAPES Periodicals Portal and Scielo. Research descriptors related to early childhood education and emergent literacy were used, with inclusion criteria involving the use of books and storytelling to promote emergent literacy in children in early childhood education for the selection of articles, resulting in a total of 5 studies. The analysis of the articles was conducted through categories: year of publication, intervention method, assessment method, and main results. The results highlight the positive impact of interventions on children's comprehension of stories and on the development of social skills and emergent literacy. It was also evident the interest in reading and books, as well as significant advancements in various fields, such as interaction with mediators and other children, expansion of vocabulary, and acquisition of cultural repertoire. This study serves as a basis for future research by professionals seeking effective methods and tools to delve into the development of reading habits from emergent literacy | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Livros e leitura | - |
Título: dc.title | Letramento emergente na educação infantil : uma revisão sistemática de literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: