Divulgação científica e acessibilidade em uma rede social : conversando sobre física na língua brasileira de sinais (libras)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValério, Marcelo, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorGuilhen, Ana Carolina de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:03:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:03:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95527-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Valério-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Ciências em Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA divulgação ou popularização da ciência tem se constituído como prática social imprescindível para a consolidação da cultura científica na sociedade. Em diálogo com o ensino escolar, um número crescente e diverso de iniciativas de educação não-formal têm contribuído para a educação em ciências e para a democratização do conhecimento científico. Este processo, no entanto, não se vê igualmente ampliado e acessível, sobretudo, quando se trata da comunidade surda. No caso da área de Física, por exemplo, mesmo os veículos de maior repercussão não têm nos surdos um público-alvo. Este trabalho pauta, então, o problema da inclusão na divulgação científica, tendo por objetivo a produção e análise de um material de divulgação científica elaborado e destinado especificamente à comunidade surda. Apresenta-se como um estudo de dupla abordagem: primeiro, com o desenvolvimento do conteúdo de divulgação - dois vídeos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) sobre o acelerador de partículas brasileiro, Sirius, e os conceitos físicos a ele associados - e, subsequente análise, em dimensão qualitativa, a partir de um diário auto-narrativo e de um grupo focal com surdos usuários de LIBRAS. Os resultados apontam para o potencial do conteúdo, que alcançou mais de uma mil visualizações para cada vídeo em menos de 24 horas, mas, também, para as dificuldades de produção e roteirização original em LIBRAS e falta de sinalário específico capaz de viabilizar a compreensão plena de conhecimentos de Física. O uso de classificadores, datilologia ou imagens de suporte não foram capazes de suprir essa dificuldade, apontando que o público surdo coloca desafios específicos aos esforços de divulgação científica-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência - Estudo dirigido-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleDivulgação científica e acessibilidade em uma rede social : conversando sobre física na língua brasileira de sinais (libras)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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