Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valério, Marcelo, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Guilhen, Ana Carolina de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95527 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95527 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Valério | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Ciências em Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A divulgação ou popularização da ciência tem se constituído como prática social imprescindível para a consolidação da cultura científica na sociedade. Em diálogo com o ensino escolar, um número crescente e diverso de iniciativas de educação não-formal têm contribuído para a educação em ciências e para a democratização do conhecimento científico. Este processo, no entanto, não se vê igualmente ampliado e acessível, sobretudo, quando se trata da comunidade surda. No caso da área de Física, por exemplo, mesmo os veículos de maior repercussão não têm nos surdos um público-alvo. Este trabalho pauta, então, o problema da inclusão na divulgação científica, tendo por objetivo a produção e análise de um material de divulgação científica elaborado e destinado especificamente à comunidade surda. Apresenta-se como um estudo de dupla abordagem: primeiro, com o desenvolvimento do conteúdo de divulgação - dois vídeos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) sobre o acelerador de partículas brasileiro, Sirius, e os conceitos físicos a ele associados - e, subsequente análise, em dimensão qualitativa, a partir de um diário auto-narrativo e de um grupo focal com surdos usuários de LIBRAS. Os resultados apontam para o potencial do conteúdo, que alcançou mais de uma mil visualizações para cada vídeo em menos de 24 horas, mas, também, para as dificuldades de produção e roteirização original em LIBRAS e falta de sinalário específico capaz de viabilizar a compreensão plena de conhecimentos de Física. O uso de classificadores, datilologia ou imagens de suporte não foram capazes de suprir essa dificuldade, apontando que o público surdo coloca desafios específicos aos esforços de divulgação científica | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência - Estudo dirigido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Título: dc.title | Divulgação científica e acessibilidade em uma rede social : conversando sobre física na língua brasileira de sinais (libras) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: