Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Aroldo Nascimento, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Isabela Mattos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:25:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:25:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95526 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95526 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Aroldo Nascimento Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investigou como o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode ser articulado na compreensão da ascensão e do declínio da cultura cafeeira no Norte do Paraná, com o objetivo de desenvolver uma proposta educativa para o ensino de Química em um contexto não formal. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas com trabalhadores e produtores de café, escolhidos a partir de uma visita guiada ao Museu do Café, localizado no Sesc Londrina Cadeião. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva CTS, permitindo identificar como os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais influenciam a produção cafeeira e como esses elementos podem ser articulados com conceitos químicos atrelados à planta café. Os resultados da pesquisa foram utilizados para criar um jogo educativo, a ser implementado no Museu do Café. O jogo propõe uma experiência interativa que permite aos visitantes explorar a relação entre a Química e a história do café. Espera-se que a proposta educativa propicie a construção de conhecimentos científicos por parte dos visitantes, na percepção da importância da química no cotidiano e para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Café - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Café - Paraná - História | - |
Título: dc.title | Vozes do café no norte do Paraná : articulação entre o enfoque CTs e o ensino de química | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: