Vozes do café no norte do Paraná : articulação entre o enfoque CTs e o ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Aroldo Nascimento, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Isabela Mattos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:25:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:25:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95526-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Aroldo Nascimento Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investigou como o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode ser articulado na compreensão da ascensão e do declínio da cultura cafeeira no Norte do Paraná, com o objetivo de desenvolver uma proposta educativa para o ensino de Química em um contexto não formal. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas com trabalhadores e produtores de café, escolhidos a partir de uma visita guiada ao Museu do Café, localizado no Sesc Londrina Cadeião. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva CTS, permitindo identificar como os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais influenciam a produção cafeeira e como esses elementos podem ser articulados com conceitos químicos atrelados à planta café. Os resultados da pesquisa foram utilizados para criar um jogo educativo, a ser implementado no Museu do Café. O jogo propõe uma experiência interativa que permite aos visitantes explorar a relação entre a Química e a história do café. Espera-se que a proposta educativa propicie a construção de conhecimentos científicos por parte dos visitantes, na percepção da importância da química no cotidiano e para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCafé - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectCafé - Paraná - História-
Título: dc.titleVozes do café no norte do Paraná : articulação entre o enfoque CTs e o ensino de química-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.