Ciências da natureza e educação popular

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Autor(es): dc.contributorAlberton, Josililian, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, David André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95471-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Josililian Alberton-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como objetivo descrever as vivencias ocorridas no decorrer da pós graduação e a pesquisa realizada nela cujo o objetivo é verificar as possibilidades e limites para desenvolver o ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental, e estudantes do Projeto Despertando Sonhos, a partir do Parque Estadual Rio da Onça e a Associação dos Moradores do Vila Nova, tendo como referência a educação popular elencando conceitos que auxiliam a compreensão não só a educação popular, mas também a base curricular da educação básica descrita em documentos de nível nacional e estadual, além de falar sobre as definições de unidades de conservação; ao destacar esses conceitos a pesquisa propõe o desafio de utilizar esses recursos na formação de estudantes que identifiquem na base curricular obrigatória os seus saberes culturais, e construam autonomia e criticidade ao decorrer do processo educacional para essa pesquisa foi utilizada uma pesquisa qualitativa de base participante, tendo como principal aporte teórico Paulo Freire, obtendo resultados de que é possível trabalhar a educação popular no caso pesquisado pois os estudantes carregam com eles conhecimentos populares que se enquadram na base curricular obrigatória e que conversam com o que é encontrado no Parque Estadual Rio da Onça, proporcionando assim uma interatividade entre esses conhecimentos de um modo em que os estudantes aprendam com conhecimentos comuns a eles partilhando entre si suas vivencias e construindo o conhecimento de modo coletivo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais - Matinhos (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas de conservação de recursos naturais-
Título: dc.titleCiências da natureza e educação popular-
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