Inclusão literária : o design Universal na transformação de livros infantis em experiências multissensoriais, com foco em crianças com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrizolla, Franceli, 1975--
Autor(es): dc.contributorAzzi, Mariana Oliveira-
Autor(es): dc.contributorGandin, Rosangela Valachinski, 1974--
Autor(es): dc.contributorCavallet, Susan Regina Raittz, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorFranciosi, Caroline Revay-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95400-
Descrição: dc.descriptionOrientadores: Francéli Brizolla, Mariana de Oliveira Azzi, Rosangela Valachinski e Susan Regina Raittz Cavallet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um livro infantil acessível, baseado na história infantil: O Patinho Feio. O trabalho aborda a aplicação dos princípios do Design Universal e o uso de tecnologias assistivas, como a escrita em braille e um sistema de narração controlado por uma placa Arduino. O principal objetivo foi criar um material inclusivo que estimule o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças por meio de uma experiência multissensorial. A pesquisa envolveu as etapas de concepção e desenvolvimento de um protótipo. As ilustrações foram criadas digitalmente e aplicadas em papel de alta gramatura para garantir resistência ao uso constante. O texto em braille foi inserido manualmente, utilizando uma reglete positiva. Já o sistema de áudio foi programado para narrar a história, com reproduções controladas por botões táteis. Este estudo buscou desenvolver uma nova combinação de elementos táteis, visuais e auditivos, promovendo uma experiência de aprendizado inclusiva e interativa. Além disso, reforça a importância da representatividade na literatura infantil. Como recomendação, sugere-se a aplicação desses conceitos em outros materiais educativos e culturais-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectCegos - Escrita-
Título: dc.titleInclusão literária : o design Universal na transformação de livros infantis em experiências multissensoriais, com foco em crianças com deficiência visual-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.