Ecopedagogia no ensino de ciências e biologia : promovendo a consciência ambiental

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Autor(es): dc.contributorSpeck, Raquel Angela, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorKruger, Amanda Dal Molin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95399-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Raquel Angela Speck-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina , Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A preservação ambiental é amplamente reconhecida como um desafio global, porém, o sentimento de pertencimento ao meio ambiente pode ser negligenciado no contexto educacional. O ensino tradicional de Ciências e Biologia tende a priorizar conteúdos técnicos e conceituais, deixando de lado abordagens que conectem os estudantes emocional e culturalmente à natureza. Este trabalho tem como objetivo analisar como a abordagem ecopedagógica pode ser integrada ao ensino de Ciências e Biologia para promover o sentimento de pertencimento ao meio ambiente, considerando que a preservação ambiental está intimamente relacionada à formação de uma consciência ecológica. Fundamentado nos princípios da educação crítica, especialmente na perspectiva freiriana, o estudo explora o potencial transformador da ecopedagogia como uma proposta educativa que conecta valores éticos, ambientais e sociais, contribuindo para um futuro sustentável e equitativo. A abordagem na pesquisa é de natureza qualitativa, que se constituiu a partir de uma revisão de literatura em uma perspectiva crítica. Dividido em quatro seções, aborda inicialmente as origens e o desenvolvimento da ecopedagogia, destacando seus princípios e categorias interpretativas, além de discutir as contribuições teóricas de diferentes autores. Em seguida, analisa-se a relação entre os princípios freirianos e a ecopedagogia, com foco na educação dialógica e na conexão com a natureza,bem como as aproximações e distinções entre ecopedagogia e educação ambiental. Na terceira seção, o estudo explora a interface entre educação popular e ecopedagogia, evidenciando seu papel na formação de uma autonomia educacional baseada no ambientalismo e nos direitos humanos. Discute-se também a importância do pensamento crítico e ético, com ênfase na justiça social aplicada à educação para a conservação ambiental. As considerações sobre as contribuições da ecopedagogia no currículo de Ciências destacam suas possibilidades de integração e impacto na formação de uma consciência crítica e ambientalmente responsável. Ao articular fundamentos teóricos e práticas pedagógicas, o trabalho busca fomentar uma reflexão profunda sobre a relevância da ecopedagogia na transformação das dinâmicas educativas e sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPreservação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia (Biologia)-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleEcopedagogia no ensino de ciências e biologia : promovendo a consciência ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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