Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Speck, Raquel Angela, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Kruger, Amanda Dal Molin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95399 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95399 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Raquel Angela Speck | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina , Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A preservação ambiental é amplamente reconhecida como um desafio global, porém, o sentimento de pertencimento ao meio ambiente pode ser negligenciado no contexto educacional. O ensino tradicional de Ciências e Biologia tende a priorizar conteúdos técnicos e conceituais, deixando de lado abordagens que conectem os estudantes emocional e culturalmente à natureza. Este trabalho tem como objetivo analisar como a abordagem ecopedagógica pode ser integrada ao ensino de Ciências e Biologia para promover o sentimento de pertencimento ao meio ambiente, considerando que a preservação ambiental está intimamente relacionada à formação de uma consciência ecológica. Fundamentado nos princípios da educação crítica, especialmente na perspectiva freiriana, o estudo explora o potencial transformador da ecopedagogia como uma proposta educativa que conecta valores éticos, ambientais e sociais, contribuindo para um futuro sustentável e equitativo. A abordagem na pesquisa é de natureza qualitativa, que se constituiu a partir de uma revisão de literatura em uma perspectiva crítica. Dividido em quatro seções, aborda inicialmente as origens e o desenvolvimento da ecopedagogia, destacando seus princípios e categorias interpretativas, além de discutir as contribuições teóricas de diferentes autores. Em seguida, analisa-se a relação entre os princípios freirianos e a ecopedagogia, com foco na educação dialógica e na conexão com a natureza,bem como as aproximações e distinções entre ecopedagogia e educação ambiental. Na terceira seção, o estudo explora a interface entre educação popular e ecopedagogia, evidenciando seu papel na formação de uma autonomia educacional baseada no ambientalismo e nos direitos humanos. Discute-se também a importância do pensamento crítico e ético, com ênfase na justiça social aplicada à educação para a conservação ambiental. As considerações sobre as contribuições da ecopedagogia no currículo de Ciências destacam suas possibilidades de integração e impacto na formação de uma consciência crítica e ambientalmente responsável. Ao articular fundamentos teóricos e práticas pedagógicas, o trabalho busca fomentar uma reflexão profunda sobre a relevância da ecopedagogia na transformação das dinâmicas educativas e sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia (Biologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Título: dc.title | Ecopedagogia no ensino de ciências e biologia : promovendo a consciência ambiental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: