Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pettres, Roberto, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Splett, Ketty | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95333 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Roberto Pettres | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/11/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a variação da temperatura média da Terra utilizando a análise de regressão linear. Apesar de não fazer parte do currículo de matemática do ensino médio, a regressão linear pode servir como uma ferramenta educativa para aumentar a conscientização dos alunos sobre o aquecimento global e aprofundar seus conhecimentos em estatística. O trabalho aborda a dinâmica do efeito estufa e das mudanças climáticas por meio de uma análise histórica e contemporânea. Ressalta-se que a atividade humana tem desempenhado um papel crucial no aquecimento global desde a Revolução Industrial. A regressão linear é utilizada para estimar as futuras variações na temperatura média da Terra. São apresentados cenários que simulam as emissões de gases de efeito estufa e suas consequências. Além disso, sugere-se uma sequência didática para aplicação em sala de aula, demonstrando como a matemática pode ser uma ferramenta eficaz para compreender os impactos das mudanças climáticas no planeta | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a research on the variation of the Earth's average temperature through linear regression analysis. Although it is not part of the high school mathematics curriculum, linear regression can serve as an educational tool to raise students' awareness about global warming and deepen their knowledge of statistics. The paper discusses the dynamics of the greenhouse effect and climate change with both historical and contemporary analysis. It is emphasized that human activity has played a crucial role in global warming since the Industrial Revolution. Linear regression is used to estimate future variations in the Earth's average temperatures. Scenarios simulating greenhouse gas emissions and their consequences are presented. Additionally, a teaching sequence is proposed for classroom application, demonstrating how mathematics can be an effective tool for understanding the impacts of climate change on the planet | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito estufa (Atmosfera) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autorregressão (Estatística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terra (Planeta) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre a estimativa do aumento da temperatura da Terra usando regressão linear | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: