Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | X | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95295 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95295 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Leziany Silveira Daniel | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho se propõe a analisar a presença da brincadeira livre nos anos iniciais do Ensino Fundamental, refletindo acerca do que as crianças sentem falta neste processo de transição da Educação Infantil. Além disso, busca-se entender como elas percebem a presença ou não da brincadeira no novo cotidiano escolar que se apresenta e qual tem sido a importância do recreio nesse processo. Outro elemento refere-se a como elas compreendem a relevância da ação do "estudar" para a sua vida. Através de uma pesquisa qualitativa de campo, com observação participante em uma escola de Curitiba-PR, foram realizadas entrevistas individuais com crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais para coletar dados e formular análises e estudos aprofundados, a partir da observação da realidade. O presente estudo procura mostrar a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral e ativo das crianças, devendo esta estar presente e permanentemente fomentada, especialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present work aims to analyze the presence of free play in the early years of Elementary School, reflecting on what children miss in this transition process of early childhood education. Furthermore, we seek to understand how they perceive the presence or absence of play in the new school routine that is emerging and what the importance of recess has been in this process. Another element refers to how they understand the relevance of "studying" for their lives. Through qualitative field research, with participant observation in a school in Curitiba-PR, individual interviews were carried out with children from a 1st year class of Elementary School Early Years to collect data and formulate in-depth analyzes and studies, based on observation of reality. The present study seeks to show the importance of play for the integral and active development of children, which must be present and permanently encouraged, especially in the early years of Elementary School. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | "Professora,quando vamos brincar?" : os espaços da brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: