Autismo e inclusão : o PEI como ferramenta facilitadora para a inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Juliana Crespo, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorFrança, Gabrielle da Silva-
Autor(es): dc.creatorKruger, Flavia Regina Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:05:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:05:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/95291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95291-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Juliana Crespo Lopes-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Refletir sobre uma educação inclusiva que busca atender as diferentes demandas de todos os estudantes é de suma importância no âmbito pedagógico. Pensando nisso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar a respeito do processo de inclusão de pessoas autistas no contexto educacional do ensino regular, tendo como foco principal, investigar as contribuições do Plano Educacional Individualizado (PEI) como uma ferramenta facilitadora durante o processo de inclusão. Fomentamos, a partir de uma revisão bibliográfica, uma discussão acerca dos principais questionamentos que devem estar presentes ao se pensar em estratégias de ensino inclusivas. Além disso, organizamos diretrizes que podem auxiliar os profissionais no momento de construção de um PEI. Por fim, entendemos que embora o PEI seja um instrumento cada vez mais utilizado dentro do processo de inclusão, ainda existem poucos estudos que o abordem fazendo relação da teoria com a prática, se fazendo necessário, dessa forma, a produção de mais materiais que possam auxiliar o professor a nível prático-
Descrição: dc.descriptionThe act of reflecting on an inclusive education framework that seeks to meet the different demands of all students is of paramount importance in the pedagogical context. This monograph sought to investigate the process of including autistic people in the mainstream educational context, with the focus being to investigate the contributions of the Individualized Educational Plan (PEI) as a facilitating tool during the inclusion process. Based on a bibliographical review, we discuss the main questions that must be taken into consideration when thinking about inclusive teaching strategies. Furthermore, we have organized guidelines that can assist professionals when building a PEI. Finally, we understand that although the PEI is an instrument increasingly used within the inclusion process, there are still few studies that approach it by relating theory to practice, making it necessary, therefore, to produce more materials that can assist the teacher on a practical level-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Título: dc.titleAutismo e inclusão : o PEI como ferramenta facilitadora para a inclusão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.