
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ripari, Angélica | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95283 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95283 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Susan Regina Raittz Cavallet | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho se propõe a repensar a violência e sua reprodução, em especial sobre as origens das agressividades dos meninos. Partimos da ideia de que temos um código social que direciona como devemos agir em sociedade, como se tivéssemos a disposição de um mapa cultural. E neste mapa, temos muitas práticas que reforçam ou até incentivam um caminho de violência, mesmo quando desejamos a cultura de paz. Ao pensarmos nas crianças em sua formação, como educar em meio a esse impasse de definição? Educar para manter os códigos sociais tradicionais ou educar projetando uma outra sociedade? Propiciar a reflexão madura e construtiva é sempre o melhor horizonte. Este trabalho acompanha a execução da produção de um projeto cultural que tem como ponto de partida a publicação do livro "Pirata Corcorã: como ser um Homem Grande", seguindo a aplicação das ações de democratização em oficinas com crianças da rede pública, professores e universidades nas cidades do litoral do Paraná, se propõe como um convite para a reflexão e o diálogo em busca a construir novas referencias do que é um ser humano e o que é ser um homem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Paranaguá (PR) | - |
| Título: dc.title | Pirata corcorã : iniciativas na educação para a construção da cultura da paz | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: