Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stephan, Samyra de Lourdes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Aline Hagedorn Vallejo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95263 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Samyra de Lourdes Stephan | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho acadêmico aborda o uso de tecnologias como recurso pedagógico no ensino indígena, com foco no Colégio Estadual Indígena Pindoty, localizado em Paranaguá. A pesquisa investiga como as tecnologias estão sendo aplicadas nas práticas pedagógicas da instituição, respeitando as especificidades culturais e linguísticas dos alunos indígenas. O objetivo é analisar de que forma essas tecnologias contribuem para o ensino e aprendizado, buscando integrar saberes tradicionais com o currículo formal. A reflexão visa compreender os benefícios e desafios dessa integração, oferecendo uma perspectiva sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz na educação escolar indígena | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | O uso de tecnologias como recurso para práticas pedagógicas no ensino indígena : em questão o colégio estadual indígena Pindoty em Paranaguá | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: