
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alberton, Josililian, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Macena, Ivone Rodrigues, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Aline de Moura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/95255 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/95255 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Josililian Alberton | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Ivone Rodrigues Macena Barossi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O texto aborda como crianças exploram, atribuem significados e revelam aprendizagens e culturas por meio de conexões com a natureza em seu cotidiano no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). O estudo registra de maneira sensível as interações das crianças com a natureza acessível, incluindo elementos como árvores, jardins, insetos e animais, bem como com fenômenos naturais presentes em seu entorno. A relação entre as crianças, e entre elas e os adultos, emerge a partir de momentos de exploração, brincadeiras, investigações e ócio, evidenciados por meio da observação atenta de professores e de uma pedagoga comprometida com uma abordagem reflexiva inspirada no conceito de kairós | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos - Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Escolas publicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Finalidades e objetivos | - |
| Título: dc.title | As crianças, suas pesquisas e suas culturas evidenciadas pelo cotidiano pulsante num Centro Municipal de Educação Infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: